curso-de-estetica-e-cosmetica-do-unianchieta-passa-por-reformulacao

Curso de Estética e Cosmética do UniAnchieta passa por reformulação

Aparecida Erica Bighetti Ribas, coordenadora do curso, e Celso Martins Junior, vice-presidente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), apresentam a inclusão do visagismo e das terapias capilares à matriz curricular do curso de Estética e Cosmética para os ingressantes a partir de 2017.

Os cursos de Tecnologia se tornaram uma consequência natural do extraordinário avanço do conhecimento em todas as áreas de formação superior e nos diferentes planos da vida, modificando a percepção e gerando necessidades de adaptação no processo de formação técnica das novas gerações de profissionais.

Em face do acúmulo do saber e da crescente especialização das técnicas em cada setor das ciências tecnológicas, novas alternativas surgiram a fim de atender as demandas do mercado de trabalho. Inscrever-se num Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética é, na atualidade, uma decorrência natural da evolução das exigências de um mercado em franca expansão que envolve o conceito moderno e globalizado de saúde, beleza e bem-estar.
Portanto, a estética corporal e a estética facial, incluindo a saúde do cabelo e do couro cabeludo, parecem ter um papel determinante no processo de construção da identidade e de socialização; na condição de variável determinante, ela se torna o ponto de encontro de forças sociais múltiplas (política, economia, história, religião).
O novo Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética visa formar profissionais que possam atuar na seleção e no uso correto dos produtos cosméticos, das técnicas, dos recursos voltados ao tratamento estético, do cuidado com os cabelos e couro cabeludo, bem como para a gestão de serviços relacionados a estética corporal, facial e anexos cutâneos, contribuindo para a construção e reconstrução do equilíbrio psico-físico-social, visando o trinômio ciência, saúde e estética.
Neste contexto, o Visagismo se destaca como ciência que estuda e aplica métodos e processos de harmonização e equilíbrio da imagem de forma integrada, por meio da associação dos recursos técnicos estudados e aplicados no campo da beleza, da moda e da cosmetologia avançada.
Para 2017, o UniAnchieta apresenta o NOVO curso de Estética e Cosmética, que passou por reformulação. Os conteúdos relacionados ao Visagismo e à Terapia Capilar, que antes estavam em um curso próprio, desde a publicação do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, aprovado, em extrato, pela portaria MEC número 413, de maio de 2016, devem ser incorporados ao curso de Tecnologia em Estética e Cosmética.
Desta forma, o curso passará a ter seis períodos semestrais de duração, contemplando os conteúdos da área da estética, da cosmética, do visagismo e também da terapia capilar, com novas disciplinas, como Produção e Técnicas de Maquilagem, Técnicas de Corte, Visagismo e Construção da Imagem, Terapia Capilar, Cosméticos Capilares, Boas Práticas em Estética, Visagismo e Terapia Capilar, Colorimetria e Texturização Capilar, e Produção e Técnicas de Cabelo.
Considerando este cenário, o UniAnchieta inaugura uma parceria inédita com a Academia Brasileira de Tricologia – ABT, a maior comunidade integrada de profissionais, pesquisadores e professores no campo da Tricologia e da Terapia Capilar.
Por meio de um tratado de cooperação científica e acadêmica, o NOVO curso de Estética e Cosmética do UniAnchieta passa a promover, ensinar e participar de todos os projetos educacionais construídos e realizados pela ABT.
O compartilhamento de conhecimento e a orientação técnica e científica serão marcas importantes desta notável parceria, pela qual a educação técnica no campo da estética e da cosmética capilar atuará com o que há de mais novo, moderno e seguro nas atividades relacionadas à terapia capilar.
Este projeto de parceria visa promover o trabalho conjunto e priorizar a qualidade da educação técnica, gerando oportunidade profissional e ampliando os horizontes de mercado de todos os alunos, professores e patrocinadores do curso.
Há um novo setor da beleza surgindo no Brasil e no mundo, baseado num conceito de beleza total, que congrega saúde, beleza e bem-estar para a qualidade de vida das pessoas. O UniAnchieta, em parceria com a ABT, aceita a missão de contribuir de forma única e inovadora para a construção e formação dos profissionais que orientarão este novo mercado.

CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA DO UNIANCHIETA

O QUE ABRANGE?
Por ser da área da saúde, o curso inclui disciplinas básicas, como anatomia e química, entre outras específicas da área, como cosmetologia, massoterapia e eletroterapia.

CAMPOS DE ATUAÇÃO
O setor tem um crescimento contínuo. O Sudeste e o Sul concentram a maior parte das indústrias e empresas de cosméticos e perfumaria do país.

MERCADO DE TRABALHO
Por ser um dos setores que mais crescem no Brasil, o profissional da área pode iniciar sua carreira em centros de estéticas, SPAs, salões de beleza, academias, ou prestando serviços de consultoria particular, entre outras possibilidades de atuação.

ESPECIALIZAÇÕES
As opções de especialização são bem variadas: consultoria e criação de imagem pessoa, aplicação de tratamentos corporais e faciais, maquiagem profissional, terapia capilar e massagem corporal são algumas dela.

VESTIBULAR
O UniAnchieta oferece o curso de Tecnologia em Estética e Cosmética nos períodos matutino e noturno. A grande novidade para 2017 é a oferta do curso também no período integral. As inscrições para o vestibular estão abertas e podem ser feitas pelo site www.anchieta.br.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 772 8445.

DEIXE UM COMENTÁRIO

*

*