Depoimento

FIES possibilita a concretização de um sonho

Depoimento FIES

“Bolsista do Financiamento Estudantil (FIES).”

Muitos dos jovens que aderem ao programa são de famílias que nunca tiveram acesso ao ensino superior

Cursar uma faculdade já foi um sonho muito distante. Porém, nos últimos anos, parcerias das instituições de ensino com programas do Governo Feral e oferta de financiamentos estudantis possibilitaram o acesso de muita gente ao ensino superior. Boa parte desses “novos alunos” é de origem humilde, vindos de famílias que, até então, nunca esperavam em ter um representante adentrando na universidade. Essa realidade começa a mudar, e esses estudantes, agora, buscam realizar um sonho ainda maior.

Esse é o caso da jovem Ana Carolina Matias Campos, aluna do terceiro ano de Engenharia Química do UniAnchieta. Bolsista do Financiamento Estudantil (FIES), a jovem é a primeira da família a entrar na faculdade. Se não fosse a adesão ao programa, dificilmente ela estaria frequentando o curso. “Terminei o ensino médio e já prestei o vestibular. Eu não queria interromper os estudos, até porque, se eu ficasse um ano parada, não voltaria à sala de aula. Quando soube do FIES, pensei que seria uma possibilidade para viabilizar a minha permanência no curso. É graças a ele que estou aqui”, destacou.

Após a entrega dos documentos na faculdade, Ana Carolina disse que os trâmites foram rápidos, o que tranquilizou toda a família. “Achei que o processo seria lento, dificultando a minha entrada na universidade já no começo do ano letivo. Fui surpreendida com o telefonema da instituição, informando que já estava tudo pronto e que eu não precisaria me preocupar com a mensalidade”, lembrou.

Outra preocupação da jovem era com relação às dificuldades acadêmicas na hora de cursar uma faculdade. Por ter vindo de escola pública, Ana Carolina ficou surpreendida com o seu desempenho. “Engenharia é um curso muito puxado. Tem que estudar muito, é tanto cálculo. Achei que teria mais dificuldade; porém, com minha dedicação e a ajuda dos professores, estou tirando de letra”, finalizou.

Para a alegria da família, a jovem está participando de processos de seleção para estágios na área. Ela já foi aprovada em um deles e agora espera o chamado para começar a escrever uma nova página em sua vida.

2 Comentários
  • Márcio Yagui disse:

    Ótima iniciativa e atitude, com as ferramentas certas e com persistência e dedicação, todos os sonhos podem se tornar realidade. Parabéns à aluna e a Instituição.

  • Stephany Barros disse:

    São casos assim que percebemos como é importante o estudo, e como há oportunidades, só basta correr atras. Parabéns !

DEIXE UM COMENTÁRIO

*

*