Depoimento

Iniciação Científica – Engenharia Química

anchieta depoimento denis rafael souza lima

“A experiência tem sido muito gratificante.”

Nome: Denis Rafael de Souza Lima

Curso: Engenharia Química

Pesquisa: Avaliação da Fitotoxicidade de Efluentes Sintéticos Tratados via POA

Nome do Orientador: Vanderlei Inácio de Paula

Breve resumo da pesquisa:
Efluentes industriais contendo compostos potencialmente tóxicos são comuns nos dias de hoje, podendo ser tratados por novos métodos de remediação, como os processos oxidativos avançados (POAs). O uso desses processos pode causar uma diminuição ou aumento da toxicidade da água tratada, dependendo do composto presente e processo utilizado. Neste contexto, pretende-se avaliar o potencial tóxico de efluentes sintéticos contendo o corante vermelho Bordeaux (amaranto / azul brilhante) classificado como diruptor endócrino, bruto e tratado, sobre o desenvolvimento inicial de sementes de alface (Lactuca sativa) como bioindicador de toxicidade. Os estudos de degradação serão realizados em reator fotoquímico artificial construído previamente, com condições reacionais otimizadas.
Os testes de fitotoxicidade serão realizados baseados em metodologias descritas na literatura. Entre os resultados esperados estão a obtenção da porcentagem de germinação, inibição do crescimento das raízes e radículas das sementes testadas com o efluente bruto e tratado por processos oxidativos avançados.

Como está sendo a experiência
Este projeto de IC é uma continuidade da linha de pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 2013 na instituição, envolvendo o tratamento de compostos de difícil remediação. A oportunidade de participar como aluno de iniciação científica agrega muito ao currículo acadêmico e profissional, além de auxiliar futuramente no trabalho de conclusão de curso. Participo do programa pelo terceiro ano e graças a ele apresentei trabalhos em congressos institucionais e externos, como, por exemplo, a reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, que ocorreu em maio deste ano. A experiência tem sido muito gratificante.

DEIXE UM COMENTÁRIO

*

*