Depoimento

Iniciação Científica – Pedagogia

anchieta depoimento paloma cristine de campos ferrer

“Essa experiência está sendo estimuladora, a cada dia fomentando conhecimentos diários na minha formação acadêmica e um futuro próximo como professor. E de fato, é um desafio constante, que requer muita dedicação, disposição e empenho.”

Nome: Paloma Cristine de Campos Ferrer

Curso: Pedagogia

Pesquisa: Transposição didática da literatura infantil no primeiro ciclo do ensino fundamental

Nome do Orientador: Elvis Brassaroto Aleixo

Breve resumo da pesquisa:
Este projeto de pesquisa retrata a importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança e também a relevância do docente na formação do leitor literário. O professor deve promover, senão o primeiro, ao menos o mais qualitativo contato do indivíduo com os livros literários.
Diante disso, tornam-se também relevantes as condições e o lugar da leitura, bem como a situação da escola em nossa sociedade. A formação de leitores literários em nosso país é muito deficiente, e isso resulta da inoperância da escola na direção de formar brasileiros leitores motivados pelo prazer estético e não apenas pela necessidade e obrigação de ler. Pesquisas sobre o assunto apontam que os professores parecem preocupados com a pouca abordagem da leitura na escola, e isso é evidenciado quando deixam claro que, além da resistência dos alunos, outro fator que dificulta o trabalho com a literatura refere-se ao escasso material didático de qualidade para a realização dessa leitura. Além disso, como ponto principal e hipótese norteadora deste trabalho, trataremos do desafio da transposição didática da literatura infantil, fator que consideramos nuclear para o êxito ou o fracasso escolar no tocante à escolarização dos gêneros literários.

Como está sendo a experiência
A dificuldade em estruturar um projeto de iniciação é um dos obstáculos mais comuns para quem está iniciando a carreira científica, e essa experiência está sendo estimuladora, a cada dia fomentando o acréscimo de conhecimentos à minha formação acadêmica e para um futuro próximo como professora.
De fato, é um desafio constante, que requer muita dedicação, disposição e empenho.

11 Comentários
  • Paula Campos disse:

    Parabéns pela dedicação e empenho.

  • Cassiane disse:

    Que orgulho! Parabéns por todo empenho, VC irá mto longe, futura pedagoga!

  • Meire disse:

    Parabéns pelo empenho!!!

  • Tayná Dortti disse:

    Parabéns! Você merece pa. Estou feliz por você, que Deus ilumine cada dia mais seu caminho e continue assim caminhando com ele!

  • Claudiana Gomes disse:

    Parabéns pelo empenho.👏👏

  • Débora dos Santos disse:

    Parabéns por tanta dedicação Paloma, esse trabalho é um dos mais honrosos ainda mais nos dias de hoje em meio à tantas tecnologias onde as pessoas e consequentemente as crianças se esquecem o quanto é importante a literatura para que desenvolvam suas criatividades e também se enriqueçam quanto aos vocabulários. Ainda bem que há pessoas dedicadas como você! Bjs

  • Débora dos Santos disse:

    Parabéns VC já está exercendo um lindo trabalho junto aos pequenos que em meio à tanta tecnologia precisam de pessoas dedicadas como VC para incentivá-los à ler e além de obterem informações trabalham o vocabulario e desenvolvem a criatividade!! Que bom que nos dias de hoje ainda existe pessoas como você!!

  • Sabrina ferrer disse:

    Parabéns irmã,que Deus te abençoe..Bjs!!

  • Débora Santos disse:

    Parabéns Paloma pois essa profissão não é para qualquer um ainda mais nos dias de hoje onde a educação é precária, mas ainda bem que existem pessoas dedicadas como você para fazerem a diferença e incentivar nossos pequenos á leitura em meio á tanta tecnologia que acaba fazendo com que as pessoas se esqueçam que ler livros não só valoriza nosso vocabulário quanto nos mantém informados e também disperta a criatividade ainda mais! Parabéns pelo trabalho e incentivo!

  • Cleidjane Teles disse:

    Você esta de parabéns!
    Sucesso! bjs

  • Flávio disse:

    Sucesso garantido . Parabens , lembrando que e somente o início de um futuro brilhante que está por vir .

DEIXE UM COMENTÁRIO

*

*