diabetes-conhecer-para-controlar

Diabetes: conhecer para controlar

No Brasil, há mais de 16 milhões de adultos com diabetes. Conhecer a doença é fundamental para conviver bem com ela.

Ela chega silenciosamente e não acomete apenas aqueles que consomem muito açúcar.

Segundo um relatório da OMS divulgado em abril deste ano, o número de brasileiros adultos portadores da doença passa de 16 milhões, e o número percentual de adultos diabéticos quase duplicou no mundo desde a década de 1980.
A diabetes é uma doença crônica decorrente do mau funcionamento do pâncreas, quando o órgão não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, causando o aumento da glicose no sangue.

Segundo Cristiane Pires, professora do curso de Enfermagem do UniAnchieta, “é importante lembrar que o gerenciamento adequado da taxa de glicemia reduz drasticamente o risco de desenvolver uma complicação. Embora seja uma doença cercada por mitos, quem tem o problema pode levar a vida normalmente. A Sociedade Brasileira de Diabetes disponibiliza muitas informações em seu site, o que ajuda muito os pacientes”.

TIPOS DE DIABETES

Tipo 1: O pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que os anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio.

Tipo 2: Acontece pela diminuição da secreção de insulina e pela resistência à insulina.

Pré-diabetes: Esse é o termo utilizado quando a pessoa ainda não possui a doença, mas pode desenvolvê-la.

Diabetes gestacional: Durante a gestação há aumento da resistência à ação da insulina, levando ao aumento dos níveis de glicose no sangue.

DEIXE UM COMENTÁRIO

*

*