Curso Ensino Fundamental - Escola Padre Anchieta

Ensino Fundamental – Jundiaí

O Ensino Fundamental é uma das etapas da Educação Básica, dividido em Ensino Fundamental I, com duração de cinco anos (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos), e Fundamental II, que tem duração de quatro anos (6º, 7º, 8º e 9º anos).
Nas Escolas Padre Anchieta, profissionais competentes e motivados desenvolvem um Projeto Pedagógico que contempla uma educação que desperte o espírito crítico do educando, sua capacidade de argumentar, e a formação sociocultural, com práticas solidárias, preparando-o para a vida.

Valores para 2018
CursoSériePagamento até 5º dia útilPagamento até dia 11Valor de Contrato
Ensino Fundamental I1a. à 3a.R$ 755,00R$ 796,94R$ 838,89
Ensino Fundamental I4a. à 5a.R$ 777,00R$ 820,17R$ 863,33
Ensino Fundamental II6a. à 9a.R$ 819,00R$ 864,46R$ 909,96

Matutino
• das 7h15 às 12h05.
• De 6º ao 9º ano
Vespertino
• das 13h às 17h45.
• De 6º ao 9º ano


Documentos necessários para a matrícula

Matrículas (novos alunos)

» Clique aqui para ver o Edital de Matrícula 2018

Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano

Certidão de Nascimento (uma cópia)
RG (uma cópia)
Comprovante de residência (uma cópia da conta de água, luz, telefone e outros)

Para iniciar o 1º ano

Declaração de Escolaridade (Educação Infantil)

Para Transferências

Histórico Escolar das séries cursadas (original)


Rematrícula (alunos renovação)

Uma fotocópia do comprovante de residência (conta de água, luz, telefone e outros).

Para efetuar a matrícula deverá estar acompanhado de seu responsável, que deverá assinar a documentação competente e entregar cópia do seu R.G. e CPF.


Ensino Fundamental – com duração de 9 anos

Matutino

• das 7h15 às 12h05.
• De 6º ao 9º ano

Vespertino:

• das 13h às 17h45.
• De 6º ao 9º ano

Ensino Fundamental I

No Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano, a ênfase do projeto pedagógico é desenvolver as habilidades de leitura, de escrita e de cálculo.

O material didático utilizado no Ensino Fundamental I é a coleção Projeto Presente, que no processo de aprendizagem permite:

Organizar/problematizar – Os conhecimentos são desenvolvidos a partir da organização, problematização, tratamento e mapeamento das informações relevantes.
Contextualizar – Esse processo tem como ponto de partida as experiências dos alunos e os estimula a fazer conexões entre os diversos conhecimentos e o contexto em que estão inseridas, fazendo-os trabalhar com sequências didáticas completas.
Sistematizar – Criar situações em que os alunos sejam mobilizados a organizar em um sistema ordenado e coerente os diversos significados construídos, possibilitando sua utilização e ampliação, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem e agentes transformados de si mesmo e do mundo ao seu redor.

Presente digital:
Livro digital e recursos digitais interativos

Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano, a ênfase do projeto pedagógico é desenvolver as habilidades de leitura, de escrita e de cálculo.

O material didático utilizado no Ensino Fundamental II é a coleção Projeto Araribá Plus que possui uma proposta pedagógica que potencializa o trabalho do professor, além de valorizar a interatividade e a autonomia dos alunos por meio de um programa de atividades que promovem a interdisciplinaridade e a formação cidadã. É um projeto didático inovador e conectado com a realidade. O projeto foi elaborado a partir de quatro diferenciais inovadores:

1 – Competência leitora
Em todas as disciplinas, um programa sistemático de leitura e interpretação de textos diversificados considera três dimensões: ensinar e aprender a ler; desfrutar da leitura; e ler para aprender. Assim, apresenta:

  • Textos verbais e não verbais com estrutura clara e linguagem acessível, além de infográficos e conteúdos multimídia que articulam diferentes tipos de textos.
  • Programas de leitura que favorecem a reflexão sobre aspectos sociais, ambientais, culturais, políticos e econômicos.
  • Trabalho com vocabulário para aumentar a bagagem cultural dos alunos.
  • Atividades que desenvolvem as habilidades de argumentação, escuta e respeito pelas opiniões divergentes.

2 – Aprendizagem significativa
O estudo considera sempre a história pessoal e social dos alunos e seus conhecimentos prévios trazidos do cotidiano, de outras disciplinas e de anos anteriores. Propõe-se leitura de imagens na introdução de cada bloco temático, recursos multimídia inovadores e integrados à proposta de estudo e uma abordagem interdisciplinar que apresenta uma visão não compartimentada dos conteúdos, a fim de facilitar para o aluno a conexão dos objetos de estudo à sua própria vida e realidade.

3 – Proposta colaborativa
O Araribá Plus é um projeto didático desenvolvido e elaborado por equipes de especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Essa produção colaborativa promove um trabalho com diversidade de visões, interdisciplinaridade e valorização do estudo de temas transversais.

4 – Hábitos da mente
Em um mundo complexo e em constante mudança, torna-se imprescindível desenvolver habilidades socioemocionais que favoreçam as relações interpessoais e as atitudes conscientes para se adaptar a diferentes situações e ambientes. Dessa forma, propomos:

  • Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver os nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
  • Foco no trabalho com as atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
  • Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.

Currículo do Curso

• O ENSINO FUNDAMENTAL inicia-se com a 1º ano, com aulas de Informática, Educação Física, Artes e Educação Musical.

• A partir do 1º Ano, inicia-se o ensino de Inglês.

• A partir do 6º Ano , inicia-se o ensino de mais uma língua estrangeira que é o ESPANHOL. O esporte se faz presente nas aulas de Educação Física, nos Campeonatos esportivos, na GIPA (Gincana Interna Padre Anchieta) e nas atividades extras após o período das aulas.

• São elas: futebol, basquete, vôlei, dança, violão e teatro.

• Ao longo do período letivo, a escola promove diversas atividades culturais como visitas a museus, teatros, musicais, exposições, cidades históricas e também atividades de lazer como passeios a parques temáticos, aquáticos e acampamentos.

• O ENSINO FUNDAMENTAL das ESCOLAS PADRE ANCHIETA oferece:

1º ao 5º Ano
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
INGLÊS
ARTE
EDUCAÇÃO FÍSICA

6º Ano
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
INGLÊS
ESPANHOL
ARTE
EDUCAÇÃO FÍSICA

7º Ano
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
INGLÊS
ARTE
EDUCAÇÃO FÍSICA

8º Ano
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
INGLÊS
ESPANHOL
ARTE
EDUCAÇÃO FÍSICA

9º Ano
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
INGLÊS
ARTE
EDUCAÇÃO FÍSICA

As Escolas Padre Anchieta de Jundiaí, tem o compromisso de proporcionar formação acadêmica de qualidade, permeada de valores éticos, que possibilitam futuras gerações de indivíduos responsáveis, comprometidos consigo mesmo, com o próximo, com o meio ambiente e preparados para as melhores escolhas na vida pessoal, profissional e social.
Através do exercício da convivência, a Escola oportuniza o desenvolvimento de indivíduos sensíveis às causas sociais com engajamento político e senso crítico, embasada em atitudes que levem em conta:

Respeito: saber reconhecer, compreender e respeitar a diversidade sociocultural e os fenômenos naturais, para atuar conscientemente no mundo em que vive.

Diálogo: saber reconhecer que o diálogo significa se colocar no lugar do outro para compreender seu ponto de vista; respeitar a opinião alheia; aceitar a vitória da maioria; por em comum as experiências vividas; partilhar a informação disponível; tolerar longas discussões para chegar a um consenso satisfatório para todos, para poder conviver harmoniosamente na sociedade.

Participação: reconhecer que a participação é inerente à natureza social do homem, é o caminho natural para exprimir sua tendência inata de realizar, afirmar-se, e dominar a natureza e o mundo para atuar como agente transformador.

Solidariedade: reconhecer que ser solidário é dever de todos… É um exemplo de cidadania.

Autonomia: adquirir uma identidade autônoma ancorada em conhecimentos e competências intelectuais que dão sustentação à análise, solução de problemas, capacidade de tomar decisões e adaptabilidade às situações novas.


Gostaria de receber mais informações?

 






Horário de Atendimento

JUNDIAÍ

De 2a. a 6a. feira: das 07h às 22h

Campus Central
Secretaria de Ensino Fundamental
Rua Bom Jesus de Pirapora, 100
Centro – CEP: 13207-270
Jundiaí – SP
Telefone: 0800 7728445