estudantes-de-engenharia-de-producao-apresentam-trabalhos-academicos

Estudantes de Engenharia de Produção apresentam trabalhos acadêmicos

As atividades de pesquisa, apresentação de seminários e elaboração de artigo acadêmico contribuíram na preparação dos estudantes para a realização do TCC no próximo ano.

Como parte das atividades extraclasses da disciplina tópicos especiais em Engenharia de Produção, os alunos do oitavo período do curso de Engenharia de Produção, orientados pelos professores Gilson Rigoni e Marco Paletta, realizaram pesquisas aplicadas sobre diversos temas interdisciplinares.

A atividade consistiu na elaboração de um trabalho acadêmico que, além da revisão teórica do assunto, mostrasse a aplicação das ferramentas em empresas reais. A atividade culminou na apresentação dos trabalhos em seminários e na elaboração de artigos acadêmicos. Como esclarecem os professores, essa atividade estimula a iniciação científica e também proporciona aos alunos uma experiência prévia para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, que ocorrerá no próximo ano. Após as apresentações em sala de aula, os banners confeccionados pelos alunos ficaram expostos nos halls de circulação do prédio 2 do Campus Universitário Prof. Pedro C. Fornari.

Segundo Ronaldo Santana Santos, coordenador do curso de Engenharia de Produção, “diferentemente da sala de aula tradicional, os professore Marco e Gilson atuaram como facilitadores da aprendizagem em uma sala de aula invertida, trabalhando com metodologias ativas. Ao invés de trazerem as respostas prontas aos alunos, os professores fomentaram discussões sobre aplicações de ferramentas empresariais, problematizando situações para a aprendizagem dos alunos a partir de uma situação prática. Assim, a sala de aula torna-se um lugar para os alunos trabalharem com os problemas, avançarem na compreensão dos conceitos e se envolverem na aprendizagem colaborativa”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

*

*