orientacao-profissional

Orientacao Profissional

Estudantes do Ensino Médio das Escolas Padre Anchieta recebem acompanhamento desde a primeira série para ajudá-los na escolha da carreira.

Escolher uma profissão é uma das decisões mais importantes que tomamos na vida, e coincide com a adolescência, fase caracterizada por transição no desenvolvimento humano.

É o momento em que o indivíduo se insere no contexto social representado pelo mundo adulto.
Novas responsabilidades, muitas angústias e inúmeras dúvidas marcam esse período.
Nem sempre a família possui todos os recursos necessários para auxiliar o jovem. Cursando o ensino médio, é conveniente que esse jovem encontre na escola um espaço de apoio e contribuição para alavancar uma nova etapa de sua vida. Além de escolher uma profissão, precisa conhecer as faculdades e cursos, apropriar-se das informações sobre inscrições e se preparar para as provas, principalmente o ENEM.
Engajando-se nessa formação, as Escolas Padre Anchieta oferecem aos alunos de ensino médio o programa de Orientação Profissional. Trata-se de um processo abrangente, envolvendo aspectos pedagógicos e psicológicos, que possibilita ao aluno o conhecimento a respeito de si mesmo, de suas características pessoais, familiares, sociais, além de promover o encontro de suas afinidades com aquilo que poderá realizar em forma de trabalho.
A abordagem pedagógica, coordenada por Neimar Possebon e realizada em parceria com o Serviço de Psicologia, proporciona a elaboração e execução de materiais e intervenções: visitas a universidades públicas, buscando compartilhar informações e dar a conhecer aos alunos o universo da graduação, as diversas possibilidades de carreiras e profissões; atendimento aos alunos individualmente e em grupo para informação e orientação sobre como participar dos vestibulares e demais avaliações utilizadas para o ingresso no ensino superior.
Coordenada pela psicóloga Elaine Gaspari, as atividades são realizadas individualmente e em grupos, sempre com o intuito de favorecer a descoberta de uma identidade pessoal e profissional, promovendo a reflexão do estudante a respeito de si mesmo e de seu projeto de vida, considerando que a verdadeira escolha é aquela que vem de dentro.
Trabalhando de forma unificada, porém com atuações distintas e específicas, o programa envolve:

Orientação profissional
Obedece a um cronograma com atividades previamente estabelecidas e realizadas fora do horário regular de aulas, incluindo apresentações, dinâmicas e testes.
O grupo é definido por meio da inscrição dos alunos interessados, com número limitado de participantes.
O programa possui excelente qualidade, é oferecido e executado nos moldes de um acompanhamento particular, sem nenhum custo adicional ao aluno.
Na devolutiva, o encontro é realizado de forma individual ou em dupla por meio de um relatório com a análise de todos os dados obtidos.
Contempla reflexões, levantamento de interesses e coleta de dados por meio de testes validados e reconhecidos, considerando que são apenas instrumentos que o orientador associa ao conjunto de informações de que dispõe a respeito do jovem para auxiliá-lo.

Informação profissional
Orientações individuais e em grupo, aumentando o repertório de possibilidades, buscando manter os estudantes bem informados quanto a:
1. Profissões: carreiras, ocupações, áreas de atuação, demanda, faculdades, palestras com profissionais das diferentes áreas.
2. Vestibulares: datas, dicas, estratégias e inscrições.
3. ENEM

  • inscrição, sistemática da avaliação, dicas;
  • preparação, plano de estudo e participação em simulados;
  • debates interdisciplinares de temas da atualidade;
  • aulas extras para a resolução de questões de edições anteriores do exame;
  • ênfase no trabalho de interpretação de imagens, gráficos, tabelas etc.;
  • plantões de dúvidas;
  • visitas a universidades públicas;
  • ampliação do número de aulas de produção de texto desde a primeira série.

As redes sociais e outros recursos tecnológicos são utilizados para manutenção de contato, envio de materiais e acompanhamento da participação dos estudantes no programa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

*

*