sarau-aprendizado-manifesto-e-expressivo

Sarau – Aprendizado manifesto e expressivo

Atividade faz parte do projeto poesia, das Escolas Padre Anchieta.

Durante o último mês de março, foi realizado o III Sarau Poético, evento que faz parte do projeto poesia destinado aos estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental das Escolas Padre Anchieta.

A atividade contemplou os temas desenvolvidos ao longo do primeiro trimestre, e foram apresentadas canções e poesias de diversos autores brasileiros.
Comum no século XIX, o sarau é um evento cultural no qual ocorrem concertos musicais, serestas, cantos e apresentações artísticas e literárias. Além disso, dança, poesia, leitura de livros e outras formas de arte, como pintura, teatro e pratos típicos, também podem estar inclusos na atividade.
O evento promove o desenvolvimento cultural dos alunos, mantendo sempre a característica de confraternização, manifestação e divulgação da arte. Nesta edição, as atividades contemplaram os projetos Identidade e Respeito, realizado com estudantes do primeiro ano, Cultura Popular Brasileira, com a apresentação Cantigas e Parlendas, realizada por estudantes do segundo ano, Sustentabilidade, com os estudantes do terceiro ano, que declamaram poesias sobre a importância da preservação do meio em que vivemos, Participação e Cidadania, com os estudantes do quarto ano, que apresentaram as canções Criança não trabalha e Gente tem sobrenome, reafirmando alguns direitos fundamentais das crianças e adolescentes, e Diálogo e Convivência, com os estudantes do quinto ano, cujas apresentações confirmaram o valor da capacidade de consideração e entendimento sobre a reciprocidade e o respeito. A poesia Saber Viver, de Cora Coralina, estudada durante o projeto, também foi apresentada, deixando a seguinte mensagem:

“[…] nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.[…] E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

*

*