anchieta-oferece-curso-de-ensino-medio-integrado-ao-tecnico-em-nutricao

Escolas Padre Anchieta oferecem curso de ensino médio integrado ao técnico em Nutrição

NOVIDADE!

A instituição passa a oferecer o curso em 2018, aumentando sua grade de cursos de nível médio integrado ao técnico.

A chegada do estudante ao Ensino Médio coloca-o diante da possibilidade de cursar esse nível de ensino integrado a um curso técnico. Para começar o ano de 2018 ampliando a atenção a demandas de formação regionais, as Escolas Padre Anchieta de Jundiaí passam a oferecer o ensino médio integrado ao Técnico em Nutrição e Dietética, que se soma aos tradicionais cursos de ensino médio integrado ao técnico da instituição: Administração, Informática, Design de Interiores e Química.

Em entrevista, as docentes Taciana Davanço e Tania Almeida dão mais detalhes sobre a atividade do profissional de nutrição e sobre o novo curso. Confira

1. Qual a importância da atenção à alimentação?
O médico Hipócrates disse: “Seja o teu alimento o teu remédio”. Considerando essa frase, podemos citar o exemplo clássico dos benefícios que o primeiro alimento, o leite materno, traz para o desenvolvimento do bebê. Por outro lado, podemos também observar como o consumo excessivo de açúcar, sal e gordura tem prejudicado a saúde humana atualmente. Qualquer observador atento pode avaliar a importância da alimentação adequada em todas as fases da vida. Além disso, a alimentação vai além da ingestão de alimentos e nutrientes, ela é um momento de convivência e de parceria com quem amamos. A palavra “companheiro”, vale lembrar, significa “aquele com quem se compartilha o pão”.

2. Qual é a vantagem de cursar o ensino médio integrado a uma formação técnica?
O aluno conclui o ensino médio e ao mesmo tempo tem um diploma de curso técnico, o que o diferencia no mercado de trabalho e também contribui para os resultados em vestibulares, uma vez que as aulas técnicas contemplam conhecimentos que são cobrados nos vestibulares.

3. Qual a diferença entre o técnico em nutrição e o nutricionista?
O técnico em nutrição e dietética deve atuar em conjunto com o nutricionista. O técnico é um profissional capacitado para atuar especialmente em nutrição para a coletividade, sempre auxiliando o nutricionista. Em várias empresas, o técnico é o executor das atividades ligadas à nutrição, enquanto o nutricionista é o responsável pelo planejamento, coordenação, direção e controle das atividades.

4. Que panorama de atuação se apresenta para o profissional de nutrição na atualidade?
A ciência da Nutrição está diretamente ligada ao homem, por isso tem ganhado espaço no presente e tem um futuro promissor. O objetivo dessa ciência é o bem-estar do homem. Assim, promover saúde, prevenir doenças, facilitar o acesso ao conhecimento do alimento e seus benefícios para o homem, estudar estratégias para o controle de doenças e resgatar uma alimentação simples, saudável e acessível são os desafios dos profissionais que atuam nessa área, com múltiplas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

5. Quais são as possibilidades de inserção no mercado para o técnico em nutrição?
Na área de alimentação coletiva, os restaurantes industriais, especialmente, contratam muitos técnicos, e a alimentação escolar tem aumentado a procura por esse profissional, assim como o comércio, em padarias e supermercados, por exemplo. Os hospitais também admitem o técnico em nutrição, mas o número de vagas nesse segmento é menor por haver poucos hospitais.

6. Que diferenciais o Curso Técnico em Nutrição e Dietética das Escolas Padre Anchieta Anchieta oferece para o aluno?
Um espaço excelente para as aulas práticas, pois os alunos do curso técnico utilizarão os mesmos laboratórios que são usados pelos estudantes do curso de graduação em Nutrição. O corpo docente é de alto nível; além de excelente formação acadêmica, os professores têm experiência em docência nessa área.

7. Qual é o cenário de formação que se apresenta para os que vão iniciar os estudos em Nutrição?
Estamos vivendo um período de transição, saindo de uma sociedade fundamentada na produção industrial de alimentos para o resgate de consumo de alimentos naturais, orgânicos, integrais, e muitas novidades deverão aparecer. Assim, é importante observar para onde a sociedade está se dirigindo, pois é nesse espaço que o técnico em nutrição e dietética e o nutricionista se formarão e atuarão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

*

*