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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Avaliação Institucional

É um processo interno e permanente no UniAnchieta, com envolvimento de toda a comunidade da Instituição, e constitui-se de instrumentos qualitativos e quantitativos, servindo como uma prática que retroalimenta o planejamento de todas as ações acadêmicas e pedagógicas.

Apresentação

Legislação

CPA

Entendendo a A.I.

Agenda da Avaliação

Resultados Autoavaliação

Boletim

Links

APRESENTAÇÃO

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com vistas à melhoria da qualidade da Educação Superior.

O UNIANCHIETA tem uma prática constante de retroalimentação versus avaliação, para melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, bem como dos cursos e programas de Extensão e Pesquisa, o que tem garantido o crescimento sólido de 79 anos de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.

A prática de planejar ligada à avaliação permite ao UNIANCHIETA uma análise criteriosa dos resultados da Autoavaliação Institucional, a partir das dimensões preconizadas pelo SINAES, da atuação da CPA (Comissão Própria de Avaliação), dos resultados do ENADE, que permitem apontar e (re)direcionar ações, prevenindo fragilidades, o que nos permite constantemente reafirmar quem somos, onde estamos e assim saber quem queremos ser e onde queremos chegar para implementar, com segurança e viabilidade, o plano de expansão e todas as ações projetadas no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).

Nesse sentido, faz-se imprescindível o envolvimento de toda comunidade acadêmica em todos os processos de avaliação.

SINAES

O processo de Avaliação Institucional de uma Instituição de Ensino Superior é considerado uma das ferramentas mais importantes no processo de Gestão e Qualidade do Ensino.

O SINAES, pela sua concepção, segundo a CONAES (2004, p.13), tem como princípios fundamentais:

  • a responsabilidade social com a educação superior;
  • o reconhecimento da diversidade do sistema;
  • o respeito à identidade, à missão e à história das instituições;
  • a globalidade institucional pela utilização de um conjunto significativo de indicadores considerados em sua relação orgânica;
  • a continuidade do processo avaliativo como instrumento de política educacional para cada instituição e o sistema de educação superior em seu conjunto.

 

LEGISLAÇÃO

LEIS
Lei n. 10.861-2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.

Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

DECRETOS
Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017
Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.

Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017
Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

PORTARIAS
Portaria nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019
Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.

Portaria nº 840, de 24 de agosto de 2018
Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.

Portaria nº 315, de 04 de abril de 2018
Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância.

Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre os fluxos dos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos. (Redação dada pela Portaria Normativa nº 742, de 3 de agosto de 2018)

Portaria Normativa nº 21, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre o sistema e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC.

Portaria Normativa nº 20, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre os procedimentos e o padrão decisório dos processos de credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos, nas modalidades presencial e a distância, das instituições de educação superior do sistema federal de ensino.

Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017
Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017

Portaria nº 12-2008
Institui o Índice Geral de Cursos da Instituição de Educação Superior (IGC).

Portaria nº 4-2008
Regulamenta a aplicação do CPC, para fins dos processos de renovação de reconhecimento respectivos, no âmbito do ciclo avaliativo do SINAES instaurado pela Portaria Normativa n. 1, de 2007.

Portaria nº 2.051-2004
Regulamenta a Lei do SINAES

RESOLUÇÕES

Resolução nº 1, de 06 de abril de 2018
Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências.

Resolução nº 1, de 11 de março de 2016
Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância.

DOCUMENTOS MEC

Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância – Credenciamento

Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância – Recredenciamento

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Autorização

Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

Nota Técnica 65/2014
Dispõe sobre a elaboração dos relatórios da CPA

Nota Técnica 62/2014
Dispõe sobre a elaboração do relato institucional

Nota Técnica INEP/DAES – fevereiro/2009
Estabelece prazo para postagem anual de relatório de autoavaliação institucional no Sistema e-MEC.

Nota Técnica INEP/DAES – abril/2008
Esclarece questões do Ofício INEP/DAES 00913/2008 e prorroga prazos nele informados.

Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições – CONAES – agosto/2004
Texto orientador que sistematiza a concepção, os princípios e as dimensões da avaliação estabelecidos pelo SINAES e define as diretrizes para a sua implementação.

Roteiro de Autoavaliação Institucional: Orientações Gerais – CONAES/INEP – 2004
Documento que operacionaliza as diretrizes do SINAES e apresenta as orientações para o roteiro de avaliação interna (autoavaliação institucional).

CPA

O que é CPA?

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) do Centro Universitário Padre Anchieta é uma comissão composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada e tem como objetivo coordenar e articular o processo interno de avaliação, bem como sistematizar e disponibilizar informações e dados das avaliações a toda comunidade acadêmica.

Ato de designação da CPA: Resolução CONUN 09/2018 aditada em 05 de fevereiro de 2018, aditada em 13 de fevereiro de 2020.
Período de mandato da CPA: de 05/02/2018 a 05/02/2021

Composição da CPA
Nome Segmento que representa
Ana Carolina Antunes Naime Docente
Elvis Brassaroto Aleixo Docente (recondução)
Helena Torres Meirelles Docente (recondução)
Vanderlei Inácio de Paula Docente (recondução)
Heidy Alves Costa Discente
Silmara Cristina Toledo Pastori Discente
Antonio Salvador Soares Sociedade Civil Organizada (recondução)
Virgínia Umbelina Colanzi Vieira Sociedade Civil Organizada
Gláucia Daiane Satsala Técnico-administrativo (recondução)
Loana Carolina Siqueira Técnico-administrativo (recondução)

Coordenação da CPA
Vanderlei Inácio de Paula

ENTENDENDO A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A Avaliação Institucional se constitui por três grandes eixos que compõem a avaliação da Instituição e dos cursos de graduação:

  1. Autoavaliação – é um processo interno e permanente da Instituição, com envolvimento de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e técnico-administrativo) e da sociedade civil organizada. É coordenado pela CPA, e constitui-se de instrumentos qualitativos e quantitativos, servindo como uma prática que retroalimenta o planejamento de todas as ações acadêmicas e pedagógicas. Essa avaliação se dá durante o ano todo, mediante reuniões, aplicação de questionários e mediante estudos e conversas informais.
  2. Avaliação externa – é um processo que está sob a responsabilidade do INEP/MEC, que designa comissões para avaliação in loco, que tem como referência os padrões de qualidade para a Educação Superior, expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios das autoavaliações. Essa avaliação ocorre, no caso do UNIANCHIETA, para o Recredenciamento da Instituição e para o Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento dos cursos de graduação.
  3. ENADE – é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, e se constitui como um COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO!

AGENDA DA AVALIAÇÃO

Visitas Constante Visitas da CPA aos discentes, docentes e coordenadores nos prédios da IES.
Reuniões Mensais Reunião da CPA
Pós-Graduação por módulo Aplicação dos questionários da pós-graduação
Perfil do Ingressante 11 a 22 de maio Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante” para os cursos presenciais
Devolutiva junho Devolutiva dos resultados aos coordenadores
1º ciclo Presencial 20 de maio a 1º de junho Aplicação dos questionários aos discentes dos cursos presenciais para:
– avaliação dos docentes;
– autoavaliação discente;
Aplicação dos questionários aos docentes para:
– avaliação da coordenação
– autoavaliação docente.
Devolutiva junho Devolutiva dos resultados aos coordenadores, docentes e discentes
Pós-Graduação por módulo Aplicação dos questionários da pós-graduação
Perfil do Ingressante 01 a 15 de setembro Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante” para os cursos presenciais
Devolutiva setembro Devolutiva dos resultados aos coordenadores
2º ciclo Presencial 03 a 17 de novembro Aplicação dos questionários aos discentes, dos cursos presenciais para:
– avaliação dos docentes e coordenadores;
– autoavaliação discente;
– avaliação da infra e outros.
Aplicação dos questionários aos docentes para:
– avaliação da coordenação
– autoavaliação docente.
– avaliação da infra e outros.
Aplicação dos questionários aos coordenadores para:
– avaliação da infra e outros.
Técnicos-Administrativos 03 a 17 de novembro Aplicação dos questionários aos técnicos-administrativos.
Devolutiva novembro Devolutiva dos resultados aos gestores, coordenadores, docentes e discentes
Perfil do Ingressante EAD - 1ª entrada 18 a 29 de maio Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante” para os cursos EAD
Devolutiva junho Devolutiva dos resultados aos coordenadores
1º ciclo EAD - avaliação do módulo 22 de junho a 03 de julho Aplicação dos questionários aos discentes dos cursos EAD para:
- autoavaliação discente
- discente avaliando AVA
- discente avaliando disciplina
- discente avaliando tutor
- discente avaliando polo/infra
Devolutiva julho Devolutiva dos resultados aos coordenadores, docentes, tutores e discentes
Perfil do Ingressante EAD - 2ª entrada 18 a 29 de maio Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante” para os cursos EAD
Devolutiva junho Devolutiva dos resultados aos coordenadores
2º ciclo EAD - avaliação do módulo 22 de junho a 03 de julho Aplicação dos questionários aos discentes dos cursos EAD para:
- autoavaliação discente
- discente avaliando AVA
- discente avaliando disciplina
- discente avaliando tutor
- discente avaliando polo/infra
devolutiva julho Devolutiva dos resultados aos coordenadores, docentes, tutores e discentes
Perfil do Ingressante EAD - 3ª entrada 17 a 31 de agosto Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante” para os cursos EAD
Devolutiva setembro Devolutiva dos resultados aos coordenadores
3º ciclo EAD - avaliação do módulo 1º a 16 de outubro Aplicação dos questionários aos discentes dos cursos EAD para:
- discente avaliando disciplina
- discente avaliando tutor
devolutiva outubro Devolutiva dos resultados aos coordenadores, docentes, tutores e discentes
Perfil do Ingressante EAD - 4ª entrada 19 de outubro a 03 de novembro Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante” para os cursos EAD
Devolutiva novembro Devolutiva dos resultados aos coordenadores
4º ciclo EAD - avaliação do módulo 02 a 16 de dezembro Aplicação dos questionários aos discentes dos cursos EAD para:
- autoavaliação discente
- discente avaliando AVA
- discente avaliando disciplina
- discente avaliando tutor
- discente avaliando polo/infra
devolutiva dezembro Devolutiva dos resultados aos coordenadores, docentes, tutores e discentes

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