A modalidade presencial é uma das mais tradicionais: nela, as aulas são ministradas diariamente no campus Prof. Pedro Clarismundo Fornari.
Na modalidade híbrida, as aulas teóricas acontecem de maneira on-line e as aulas práticas são no campus, semanalmente ou quinzenalmente.
A modalidade presencial é uma das mais tradicionais: nela, as aulas são ministradas diariamente no campus Prof. Pedro Clarismundo Fornari.
Na modalidade híbrida, as aulas teóricas acontecem de maneira on-line e as aulas práticas são no campus, semanalmente ou quinzenalmente.
É um processo interno e permanente no UniAnchieta, com envolvimento de toda a comunidade da Instituição, e constitui-se de instrumentos qualitativos e quantitativos, servindo como uma prática que retroalimenta o planejamento de todas as ações acadêmicas e pedagógicas.
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com vistas à melhoria da qualidade da Educação Superior.
O UNIANCHIETA tem uma prática constante de retroalimentação versus avaliação, para melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, bem como dos cursos e programas de Extensão e Pesquisa, o que tem garantido o crescimento sólido de 79 anos de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.
A prática de planejar ligada à avaliação permite ao UNIANCHIETA uma análise criteriosa dos resultados da Autoavaliação Institucional, a partir das dimensões preconizadas pelo SINAES, da atuação da CPA (Comissão Própria de Avaliação), dos resultados do ENADE, que permitem apontar e (re)direcionar ações, prevenindo fragilidades, o que nos permite constantemente reafirmar quem somos, onde estamos e assim saber quem queremos ser e onde queremos chegar para implementar, com segurança e viabilidade, o plano de expansão e todas as ações projetadas no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).
Nesse sentido, faz-se imprescindível o envolvimento de toda comunidade acadêmica em todos os processos de avaliação.
SINAES
O processo de Avaliação Institucional de uma Instituição de Ensino Superior é considerado uma das ferramentas mais importantes no processo de Gestão e Qualidade do Ensino.
O SINAES, pela sua concepção, segundo a CONAES (2004, p.13), tem como princípios fundamentais:
LEIS
Lei n. 10.861-2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
DECRETOS
Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017
Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.
Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017
Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
PORTARIAS
Portaria nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019
Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.
Portaria nº 840, de 24 de agosto de 2018
Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.
Portaria nº 315, de 04 de abril de 2018
Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância.
Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre os fluxos dos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos. (Redação dada pela Portaria Normativa nº 742, de 3 de agosto de 2018)
Portaria Normativa nº 21, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre o sistema e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC.
Portaria Normativa nº 20, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre os procedimentos e o padrão decisório dos processos de credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos, nas modalidades presencial e a distância, das instituições de educação superior do sistema federal de ensino.
Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017
Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017
Portaria nº 12-2008
Institui o Índice Geral de Cursos da Instituição de Educação Superior (IGC).
Portaria nº 4-2008
Regulamenta a aplicação do CPC, para fins dos processos de renovação de reconhecimento respectivos, no âmbito do ciclo avaliativo do SINAES instaurado pela Portaria Normativa n. 1, de 2007.
Portaria nº 2.051-2004
Regulamenta a Lei do SINAES
RESOLUÇÕES
Resolução nº 1, de 06 de abril de 2018
Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências.
Resolução nº 1, de 11 de março de 2016
Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância.
DOCUMENTOS MEC
Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância – Credenciamento
Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância – Recredenciamento
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Autorização
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento
Nota Técnica 65/2014
Dispõe sobre a elaboração dos relatórios da CPA
Nota Técnica 62/2014
Dispõe sobre a elaboração do relato institucional
Nota Técnica INEP/DAES – fevereiro/2009
Estabelece prazo para postagem anual de relatório de autoavaliação institucional no Sistema e-MEC.
Nota Técnica INEP/DAES – abril/2008
Esclarece questões do Ofício INEP/DAES 00913/2008 e prorroga prazos nele informados.
Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições – CONAES – agosto/2004
Texto orientador que sistematiza a concepção, os princípios e as dimensões da avaliação estabelecidos pelo SINAES e define as diretrizes para a sua implementação.
Roteiro de Autoavaliação Institucional: Orientações Gerais – CONAES/INEP – 2004
Documento que operacionaliza as diretrizes do SINAES e apresenta as orientações para o roteiro de avaliação interna (autoavaliação institucional).
O que é CPA?
A CPA (Comissão Própria de Avaliação) do Centro Universitário Padre Anchieta é uma comissão composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada e tem como objetivo coordenar e articular o processo interno de avaliação, bem como sistematizar e disponibilizar informações e dados das avaliações a toda comunidade acadêmica.
Ato de designação da CPA: Resolução CONUN 09/2018 aditada em 05 de fevereiro de 2018, aditada em 13 de fevereiro de 2020.
Período de mandato da CPA: de 05/02/2018 a 05/02/2021
Composição da CPA | |
Nome | Segmento que representa |
Ana Carolina Antunes Naime | Docente |
Elvis Brassaroto Aleixo | Docente (recondução) |
Helena Torres Meirelles | Docente (recondução) |
Vanderlei Inácio de Paula | Docente (recondução) |
Heidy Alves Costa | Discente |
Silmara Cristina Toledo Pastori | Discente |
Antonio Salvador Soares | Sociedade Civil Organizada (recondução) |
Virgínia Umbelina Colanzi Vieira | Sociedade Civil Organizada |
Gláucia Daiane Satsala | Técnico-administrativo (recondução) |
Loana Carolina Siqueira | Técnico-administrativo (recondução) |
A Avaliação Institucional se constitui por três grandes eixos que compõem a avaliação da Instituição e dos cursos de graduação:
Visitas | Constante | Visitas da CPA aos discentes, docentes e coordenadores nos prédios da IES. |
Reuniões | Mensais | Reunião da CPA |
Pós-Graduação | por módulo | Aplicação dos questionários da pós-graduação |
Perfil do Ingressante | 11 a 22 de maio | Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante” para os cursos presenciais |
Devolutiva | junho | Devolutiva dos resultados aos coordenadores |
1º ciclo Presencial | 20 de maio a 1º de junho | Aplicação dos questionários aos discentes dos cursos presenciais para: – avaliação dos docentes; – autoavaliação discente; Aplicação dos questionários aos docentes para: – avaliação da coordenação – autoavaliação docente. |
Devolutiva | junho | Devolutiva dos resultados aos coordenadores, docentes e discentes |
Pós-Graduação | por módulo | Aplicação dos questionários da pós-graduação |
Perfil do Ingressante | 01 a 15 de setembro | Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante” para os cursos presenciais |
Devolutiva | setembro | Devolutiva dos resultados aos coordenadores |
2º ciclo Presencial | 03 a 17 de novembro | Aplicação dos questionários aos discentes, dos cursos presenciais para: – avaliação dos docentes e coordenadores; – autoavaliação discente; – avaliação da infra e outros. Aplicação dos questionários aos docentes para: – avaliação da coordenação – autoavaliação docente. – avaliação da infra e outros. Aplicação dos questionários aos coordenadores para: – avaliação da infra e outros. |
Técnicos-Administrativos | 03 a 17 de novembro | Aplicação dos questionários aos técnicos-administrativos. |
Devolutiva | novembro | Devolutiva dos resultados aos gestores, coordenadores, docentes e discentes |
Perfil do Ingressante EAD - 1ª entrada | 18 a 29 de maio | Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante” para os cursos EAD |
Devolutiva | junho | Devolutiva dos resultados aos coordenadores |
1º ciclo EAD - avaliação do módulo | 22 de junho a 03 de julho | Aplicação dos questionários aos discentes dos cursos EAD para: - autoavaliação discente - discente avaliando AVA - discente avaliando disciplina - discente avaliando tutor - discente avaliando polo/infra |
Devolutiva | julho | Devolutiva dos resultados aos coordenadores, docentes, tutores e discentes |
Perfil do Ingressante EAD - 2ª entrada | 18 a 29 de maio | Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante” para os cursos EAD |
Devolutiva | junho | Devolutiva dos resultados aos coordenadores |
2º ciclo EAD - avaliação do módulo | 22 de junho a 03 de julho | Aplicação dos questionários aos discentes dos cursos EAD para: - autoavaliação discente - discente avaliando AVA - discente avaliando disciplina - discente avaliando tutor - discente avaliando polo/infra |
devolutiva | julho | Devolutiva dos resultados aos coordenadores, docentes, tutores e discentes |
Perfil do Ingressante EAD - 3ª entrada | 17 a 31 de agosto | Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante” para os cursos EAD |
Devolutiva | setembro | Devolutiva dos resultados aos coordenadores |
3º ciclo EAD - avaliação do módulo | 1º a 16 de outubro | Aplicação dos questionários aos discentes dos cursos EAD para: - discente avaliando disciplina - discente avaliando tutor |
devolutiva | outubro | Devolutiva dos resultados aos coordenadores, docentes, tutores e discentes |
Perfil do Ingressante EAD - 4ª entrada | 19 de outubro a 03 de novembro | Aplicação do questionário sobre o “perfil do Ingressante” para os cursos EAD |
Devolutiva | novembro | Devolutiva dos resultados aos coordenadores |
4º ciclo EAD - avaliação do módulo | 02 a 16 de dezembro | Aplicação dos questionários aos discentes dos cursos EAD para: - autoavaliação discente - discente avaliando AVA - discente avaliando disciplina - discente avaliando tutor - discente avaliando polo/infra |
devolutiva | dezembro | Devolutiva dos resultados aos coordenadores, docentes, tutores e discentes |
Componente fundamental do processo avaliativo, a divulgação dos resultados objetiva tornar públicas as oportunidades de discussão de ações necessárias de transformação, retomando o princípio de participação que norteou todo o processo, que permeia a vida da instituição em seus múltiplos aspectos e que se pretende concretizado num canal permanente de diálogo de suas partes constitutivas entre si e com a comunidade externa.
A divulgação dos resultados ocorreu por meio de murais, de reuniões, de documentos informativos impressos ou eletrônicos, do site da IES e de outros.
Para a definição dos questionários a serem aplicados na autoavaliação, foram realizados encontros com os diversos segmentos da instituição, instituídas comissões responsáveis pela construção de instrumentos que possibilitassem uma eficaz coleta de dados que, combinados com outros indicadores, permitissem uma análise não só quantitativa como qualitativa das dimensões avaliadas.
Os questionários foram aplicados, via Web, no sistema Lyceum, para os envolvidos no processo avaliativo, isto é: alunos, professores, coordenadores e demais funcionários que compõem o corpo técnico-administrativo.
Com relação aos cursos presenciais, para a coleta dos dados, no primeiro semestre, foram aplicados os questionários aos discentes (perfil do ingressante, autoavaliação e avaliação docente) e aos docentes (autoavaliação e avaliação da coordenação). Já no segundo semestre, para os coordenadores (avaliação da infraestrutura); docentes (avaliação da coordenação, infraestrutura e autoavaliação); discentes (avaliando coordenação, docentes, infraestrutura, setores administrativos e autoavaliação).
A partir do segundo semestre de 2019, a instituição iniciou a oferta de cursos na modalidade a distância. Nesse primeiro momento, os questionários foram aplicados exclusivamente para os discentes dessa modalidade, foram aplicados os seguintes instrumentos: perfil do ingressante, autoavaliação discente, avaliação das disciplinas, dos tutores, do Ambiente Virtual de Aprendizagem e da Infraestrutura e Polo de Apoio Presencial.
Para os funcionários foram aplicados os instrumentos referentes à autoavaliação, avaliando gestor, infraestrutura e serviços.
O processo permitiu, num segundo momento, a criação de um banco de dados, disponibilizado pelo pessoal do setor de Tecnologia da Informação. Criaram-se sistemas de informação que geravam formulários com informações resumidas acerca do item que estava sendo pesquisado.
Os instrumentos abaixo descritos foram elaborados de forma a contemplar as especificidades da instituição.
Perfil do ingressante
Composto por trinta e nove (39) questões e dos cursos na modalidade a distância é composto por trinta e três (33) questões, estes questionários tiveram por objetivo coletar informações sobre o perfil sociográfico (idade, sexo, escolaridade, renda etc) e o perfil psicográfico (atitudes, valores e comportamentos) dos ingressantes, bem como questões da área acadêmica.
Avaliação pelos Discentes – cursos presenciais
Os discentes responderam cinquenta e uma (51) questões divididas em três relatórios distintos, descritos a seguir:
A avaliação geral dos cursos possibilita a verificação do grau de eficácia da instituição no cumprimento de seu objetivo principal: a formação de profissionais competentes e comprometidos com o progresso e o bem-estar da coletividade. O ensino de qualidade oferecido em condições adequadas, facilitadoras da aprendizagem, é imprescindível para que esse objetivo seja atingido. Esse é o compromisso desta instituição, que se reflete na boa avaliação obtida pelos cursos.
O resultado geral da avaliação é apresentado abaixo, em gráfico de pizza:
Clique no curso desejado e veja o gráfico logo abaixo deste quadro.
MEMBROS DA CPA
Atualmente, a CPA é composta pelos seguintes membros: profa. Maria Cristina Zago Castelli, prof. Elvis Brassaroto Aleixo, profa. Helena Torres Meirelles e o prof. Vanderlei Inácio de Paula, todos representantes Docente; Silmara Cristina Toledo Pastori e Tatiane da Silva Gaspar, ambas representantes Discente; sr. Antonio Salvador Soares e a sra. Virgínia Umbelina Colanzi Vieira, ambos representantes da Sociedade Civil Organizada; Glaucia Daiane Satsala e a Loana Carolina Siqueira, ambos representantes Técnico-Administrativo.
INÍCIO DAS AULAS
ENADE
Em breve, o Ministério da Educação irá publicar a portaria que estabelece as regras do Exame Nacional de Desempenho do Estudante, para o ano de 2019. Fique atento!
PREMIAÇÃO
No dia 14 de fevereiro de 2019, a IES fez uma linda homenagem aos docentes mais bem avaliados pelos alunos, no ciclo avaliativo do segundo semestre de 2018. A saber:
CICLO AVALIATIVO DE 2019
No período de 18 de março a 01º de abril, os ingressantes dos cursos de graduação do UniAnchieta participarão da Avaliação Institucional “Perfil do Ingressante”. Se você é ingressante, fique atento! O instrumento de avaliação estará disponível no aluno on-line.
VISITA IN LOCO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO INEP/MEC
Nos dias 21 e 22 de março, receberemos a visita in loco da Comissão de Avaliação do INEP/MEC, para a Renovação de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética. Fiquem atentos!
VISITAS AOS PRÉDIOS DO UNIANCHIETA:
Diariamente, o ouvidor, Léo Ferreira Arantes realiza visitas nos prédios da Instituição. Gostaria de conversar com ele? Informe o seu interesse, à assistente de coordenação, que ele irá até você.
ENADE 2019
No dia 16 de abril de 2019, foi publicada, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 828, do Ministério da Educação, referente ao ENADE 2019.
Neste ano, serão avaliados os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Cosmética e Gestão Ambiental.
A prova está agendada para acontecer no dia 24 de novembro de 2019, com início às 13h30min.
VISITAS AOS PRÉDIOS DO UNIANCHIETA:
Diariamente, a representante da CPA, Glaucia Daiane Satsala realiza visitas nos prédios da Instituição. Gostaria de conversar com ela? Informe o seu interesse, à assistente de coordenação, que ela irá até você.
Rua Bom Jesus de Pirapora, 100 / 140
Centro - Jundiaí/SP
CEP: 13207-270
Av. Odila Azalim, 575 - PORTARIA 1
Av. Doutor Adoniro Ladeira, 94 - PORTARIA 2
(Km 55,5 Rodovia Anhanguera)
Vila Jundiainópolis - Jundiaí/SP
CEP: 13210-800
De 2a. a 6a. feira: das 07h30 às 21h30
Sábado: das 09h às 13h