Se máquinas e equipamentos são essenciais no processo de fabricação de um produto ou execução de um serviço, é necessário um profissional com conhecimentos específicos para projetá-las.
Essa é uma responsabilidade que cabe ao engenheiro mecânico, um profissional que encontra vagas nos mais diversos segmentos. No post de hoje, nós vamos explicar onde o egresso da faculdade de Engenharia Mecânica pode atuar!

Que fatores justificam a rápida inserção no mercado de trabalho?
A região Sudeste concentra boa parte das vagas para esse bacharel, com destaque especial para São Paulo e Rio de Janeiro. Várias cidades do interior paulista possuem unidades de montadoras de automóveis, como por exemplo, a Toyota em Sorocaba.
Em 2016, pesquisa divulgada pelo instituto ManpowerGroup e repercutida pelo site da revista Exame, apontou que há uma carência mundial de profissionais qualificado na área de Engenharia, com destaque para as áreas mecânica, elétrica e civil.
Foram ouvidos entrevistados de 42 países: no Brasil esta é a oitava profissão em que mais sobram vagas por falta de mão de obra qualificada. Além da tendência de rápida absorção pelo mercado, há ainda o atrativo financeiro: em média, o salário em Engenharia Mecânica, segundo a Catho, chega a quase R$ 7 mil.
Onde um engenheiro mecânico pode atuar?
Se há uma palavra que sintetiza a atuação de um engenheiro mecânico é versatilidade: sua intervenção é necessária para o desenvolvimento de um brinquedo, um carro ou uma aeronave, por exemplo. Veja agora onde você pode atuar:
Indústria Automobilística
Na indústria automobilística, esse bacharel pode atuar em todas as etapas da cadeia produtiva, projetando e desenvolvendo diversos componentes, como sistemas de refrigeração ou aquecimento, além de aperfeiçoar os mecanismos de frenagem e câmbio, bem como outros suprimentos e recursos.
Indústria Energética
De maneira global, é crescente a preocupação em encontrar alternativas energéticas sustentáveis, como os biocombustíveis. Isso abre uma perspectiva bastante interessante para os engenheiros mecânicos, que podem supervisionar o projeto de uma usina desde a sua construção até a definição de sua estrutura organizacional. Na produção de energia eólica (a base do vento) eles são peças-chave no desenvolvimento de turbinas.
Indústria Petroquímica
Nesse segmento, cabe ao engenheiro mecânico a tarefa de projetar máquinas que viabilizem a exploração desse resíduo, passando por todas as etapas da cadeia produtiva, que incluem, entre outros, o bombeamento, refino e processamento de petróleo.
Bancos
Uma das características predominantes em todos os cursos de Engenharia é a ligação com a área de Exatas. Engenheiros bem-sucedidos devem ser precisos na hora de fazer cálculos, bem como na capacidade de analisar contextos e sintetizar conclusões. Isso os coloca na mira de instituições financeiras, como os bancos, para exercerem a função de analista de crédito.
Setor público
Por último, destaca-se o fato de que engenheiros mecânicos também encontram vagas nas diferentes esferas governamentais (municipal, estadual ou federal), supervisionando a execução de obras ou então atuando como agente de fiscalização.
Viu só quantas possibilidades de atuação são oferecidas ao egresso desse curso? Se você busca pelas melhores faculdades de Engenharia Mecânica, que tal conhecer os diferenciais do Centro Universitário Anchieta, faça o download do e-book que apresenta o curso com mais detalhes!