O que um gestor ambiental faz é proteger e recuperar o meio ambiente. Esse profissional é responsável por otimizar a utilização de recursos naturais e garantir o descarte adequado de resíduos. Além de promover ações para amenizar o impacto ambiental das atividades humanas.
Como essa tem sido uma preocupação recorrente entre governos e empresas, a gestão ambiental no mercado de trabalho está em alta. Demandando muitos profissionais especializados, oferecendo salários atrativos e oportunidades em cargos bastante diversificados.
Você tem vontade de cursar Engenharia Ambiental e Sanitária? Então descubra como está o mercado de trabalho para gestão ambiental e confira as vantagens de escolher essa carreira!
Engenharia Ambiental e Sanitária é uma profissão do futuro
O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é a porta de entrada para as carreiras mais promissoras nos próximos anos. O gestor de resíduos é um dos maiores exemplos, pois atua no tratamento dado ao lixo. Produzido à toneladas todos os dias, a busca por soluções sustentáveis é uma preocupação urgente.
O egresso do curso também pode atuar como gestor de ecorrelações, um cargo relativamente novo, mas muito valorizado. Neste posto, a função do profissional é fazer o intermédio entre engenheiros, administradores, governos e ONGs ambientais buscando soluções sustentáveis econômica e ambientalmente.
Independente da nomenclatura ou cargo assumido pelo gestor ambiental, sua presença é cada vez mais marcante em empresas e governos. A necessidade de preservar recursos atinge a produção e, portanto, a economia. Assim, essa é uma questão tratada com prioridade, refletindo em um mercado favorável.
As perspectivas da Gestão Ambiental no mercado de trabalho
A sustentabilidade em alta deve inflar o mercado de trabalho em Gestão Ambiental. Segundo levantamento da consultoria Michael Page, duas entre as dez profissões mais demandadas pelo mercado até 2030 são relativas ao setor ambiental.
O estudo estima, também, que o desenvolvimento sustentável será responsável pela criação de novos cargos pelos próximos 15 anos. Isto deve refletir em especialidades que exigirão maior grau técnico na formação profissional. Afinal, o que um gestor ambiental faz deverá incluir o domínio de novas disciplinas, como o Direito Ambiental, Logística e Gestão de Projetos.
Essas exigências, no entanto, não são gratuitas. Além de ampliar as possibilidades de carreira, refletem na valorização do profissional e em salários mais elevados. Sendo que, hoje, um engenheiro ambiental já está entre os mais bem pagos do ramo, com retornos que variam entre R$ 8 mil e R$ 20 mil.
Como ingressar no mercado de trabalho em Gestão Ambiental
Como o mercado de trabalho para Gestão Ambiental está recrutando profissionais de habilidades técnicas, uma opção para iniciar essa carreira é o curso de tecnologia. O tecnólogo em Gestão Ambiental se forma em apenas dois anos e está capacitado para atuar em uma ampla variedade de cargos.
Outra opção é a graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, que é mais longa, porém inclui uma formação teórica mais aprofundada. Esse curso é bastante vantajoso por incluir mais temas em seu currículo e desenvolver uma veia analítica no aluno.
Independente do curso escolhido, o que um gestor ambiental faz é proteger o meio ambiente, garantir a oferta de recursos e o melhor aproveitamento produtivo. Impactando de modo positivo tanto o ambiente quanto a economia. Por isso a carreira está em alta e você não deve perder a oportunidade para iniciar uma formação na área.
Que tal conhecer mais sobre essa profissão? Assine nossa newsletter e receba as as últimas novidades!