anchieta-evento-viii-simposio-educacao
Dados de Contato
  • VIII Simpósio de Educação, mostra de TC’s e PIGD’s e Semana de defesa e qualificação de TC – Letras 2017
  • Prédio Tenerife e São Paulo
  • Jundiaí - SP
  • Campus Central
  • 0800 772 8445

VIII Simpósio de Educação, mostra de TC’s e PIGD’s e Semana de defesa e qualificação de TC – Letras 2017

Simpósio de Educação, mostra de TC’s e PIGD’s e Semana de defesa e qualificação de TC – Letras 2017

Data: 27 de novembro à 1º de dezembro de 2017

Horário: 19h10min às 22h40min

Local: Prédio Tenerife e São Paulo

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

PROGRAMAÇÃO DAS DEFESAS, QUALIFICAÇÕES E MOSTRAS DOS TC’s E PIGD’s:

» 27 de novembro de 2017

Sala 13 (19h10min às 19h40min)

PIGD – Coral

Sala 16 (19h40min às 22h30min)

TC – A importância dos Contos de Fadas para a formação do futuro leitor
TC – A educação de Jovens e Adultos: Entre a sistematização do ensino e a educação para a Vida
TC- A importância do conto de fadas no processo de aprendizagem e crescimento das crianças

Sala 17 (19h40min às 21h45min)

TC – Ensino de frações: O impacto de uma aula significativa
TC- As novas tecnologia e a identidade Profissional

Sala 18 (19h40min às 22h30min)

TC – O trabalho com gêneros textuais para uma proposta reflexiva de alfabetizar letrando
TC – Alfabetizar letrando: um desafio para o professor
TC – A abordagem de questões multiculturais, numa perspectiva de multiletramentos nos livros didáticos do ensino fundamental I

Sala 22 (19h40min às 20h25min)

TC – O projeto “zooeduca” e a educação escolar relacionada às doenças de caráter zoonótico: a perspectiva docente

Sala 27 (19h40min às 22h30min)

Defesa – A construção poética na narrativa de A história sem fim
TC- Cultura digital e cultura do consumo: reflexões sobre mídia, tecnologia e desenvolvimento infantil
Qualificação – Sistemas de gestão de aprendizagem Moodle na sala de aula de língua estrangeira

Sala 28 (19h10min às 22h30min)

Qualificação – As influências da grupalidade no processo de ensino e aprendizagem
Defesa – Da ausência à construção do eu em Show de Truman
TC – A literatura infanto-juvenil e a formação do leitor
TC – Grupalidade nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar pedagógico
TC – A contribuição dos contos de fadas para o desenvolvimento psicossocial da criança

» 28 de novembro de 2017

Sala 13 (19h às 19h10min)

PIGD – Prof. Lígia

Sala 17 (19h10min às 21h45min)

TC – Políticas Públicas na perspectiva da Educação Inclusiva do Município de Jundiaí
TC – O ensino do estatuto da criança e do adolescente nas escolas
TC – Democracia E Educação Infantil Pública E Direitos Humanos: Questões Para Discussão

Sala 18 (19h10min às 22h30min)

TC – A inclusão do aluno com autismo no ensino regular
Defesa – A literatura como meio de luta feminina: A ressignificação da mulher em Cartas Portuguesas e Novas Cartas Portuguesas
Defesa – Representações da mulher no teatro da época de Shakespeare
Qualificação – Antígona: um estudo sobre os limites da liberdade feminina na Grécia Antiga

Sala 23 (19h10min às 20h40min)

TC – Família e Escola: Uma Relação Necessária, Desvelada pelo relato de experiência
TC – Multiculturalismo: O Significado político-cultural no âmbito curricular da formação inicial dos pedagogos

Sala 27 (19h10min às 22h30min)

TC – Teatro e poética de Álvares de Azevedo: o papel do amor em Macário
TC- O ensino de música na educação escolar brasileira: contexto, desafios e perspectivas
TC- A literatura infantil como instrumento para a formação de leitores
TC- O ensino da música na EJA:reflexões e possibilidades

Sala 28 (19h10min às 20h40min)

TC – O Ensino da Matemática por meio de Jogos
TC – O Uso das Tecnologias para Alfabetização Matemática

» 29 de novembro de 2017

Sala 13 (19h às 19h10min)

PIGD – Prof. Lígia

Sala 13 (21h às 22h30min)

TC – Letramento literário: o lugar da leitura literária no ensino atual e a importância da literatura na formação do aluno leitor.
TC – O desafio de formar leitores: o papel do educador na formação do leitor Arguidora

Sala 17 (19h10min às 21h45min)

TC – Criança e seus direitos: perspectivas do brincar na Educação Infantil
TC – Reflexões sobre a trajetória da literatura infantil no Brasil e as contribuições de Monteiro Lobato
TC – A música como um recurso para a socialização e a inclusão de surdos

Sala 27 (19h10min às 20h40min)

TC – A inclusão do surdo no âmbito escolar
TC – Os surdos e a escola

Sala 28 (19h10min às 20h40min)

TC – Brincar na Educação Infantil: perspectivas e propostas
TC – Ensino de história nos anos iniciais: relevâncias para a construção da identidade na criança

» 30 de novembro de 2017

Sala 13 (19h às 19h10min)

PIGD – Prof. Lígia – Contação de História

Sala 17 (19h10min às 20h40min)

TC- Aprender brincando: a importância da presença do lúdico nas séries iniciais, na educação de crianças com necessidades especiais
TC- A importância da conquista da autonomia para crianças com síndrome de down

Sala 18 (19h10min às 20h40min)

TC- A temática africana e afro-brasileira em um acervo de literatura para crianças do ensino fundamental I
TC- O Projeto Político Pedagógico Como Instrumento De Transformação Social

Sala 27 (19h55min às 20h40min)

TC- Bullying na escola: reconhecer, conhecer, combater, superar

Sala 28 (19h10min às 21h45min)

TC- Biblioteca escolar e literatura como espaços de reflexão sobre sexualidade
TC – Os contos de fadas na formação do indivíduo: a contribuição de duas versões c
TC- A atuação do pedagogo na Fundação Casa

» 1 de dezembro de 2017

Sala 13 (21h às 21h45min)

PIGD – Prof. Valdinéia – O silêncio em cena e a voz na coxia

Sala 17 (19h10min às 21h45min)

Defesa – Marcas do continuum fala-escrita: o gênero comentário de post de facebook
Qualificação – Multiculturalismo em sala de aula: A diversidade cultural e sua abordagem nos materiais didáticos
TC- Visualidades e Palavras: Cultura Visual aplicada na análise de materiais didáticos do Ensino Fundamental I

Sala 18 (19h10min às 20h40min)

Defesa – Consciência Histórica e Formação da Identidade na Criança
Qualificação – Variações Linguísticas da Internet e prática docente

Sala 27 (19h10min às 19h55min)

Qualificação – A presença intercultural na língua inglesa

Sala 28 (19h10min às 22h30min)

TC – O ato de ler: uma prática a ser ensinada para formar o aluno-leitor
Defesa – O não-olhar do ser amoroso no tecer do romance, A Moreninha
Defesa – A écfrase retórica de Eça de Queirós
TC – A abordagem do tema adoção por meio conto O Patinho Feio.

PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS:

» 27 de novembro de 2017

Palestra: Escola sem partido
Palestrante: Prof. Dr. Antonio Donizete Leal
Horário: 19h30 às 20h45

Palestra: Atual política do Brasil
Palestrante: Prof. Me Luiz Raniero
Horário: 21h às 22h30

» 28 de novembro de 2017

Palestra: Equoterapia e Educação
Palestrante: Márcia Tuon
Horário: 19h30 às 20h45

Palestra: Jogos e brincadeiras: a ludicidade e o movimento na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I
Palestrante: Prof. Esp. Lucas Maluf
Horário: 19h30 às 20h45

Palestra: Abordagem da Matemática nas séries iniciais
Palestrantes: Prof. Me. Renato Zanini
Horário: 21h às 22h30

» 29 de novembro de 2017

Palestra: Neurociência e Educação: como o cérebro aprende
Palestrante: Prof. Dr. Rafael Dias Mancio
Horário: 19h30 às 20h45

Palestra: Livro – Epígrafes e diálogos na poesia de Machado de Assis
Palestrante: Profa. Me. Audrey Ludmilla
Horário: 19h30 às 20h45

Palestra: O trabalho com os adolescentes e/ou jovens em situação infracional na Fundação Casa
Horário: 19h30 às 20h45

» 30 de novembro de 2017

Palestra: Educação, Cultura e Arte: o cinema na escola
Palestrante: Profa. Dra. Gabriela Fiorin Rigotti
Horário: 19h30 às 20h45

Teatro “Palhaços, de Timonchenco Wehbi”
Palestrante: Profa. Esp. Elisabete Araújo da Silva
Horário: 19h30 às 20h45

» 01 de dezembro de 2017

Palestra: O currículo funcional para o aluno surdocego
Palestrante: Profa. Esp. Valdinéia Aparecida do Nascimento
Horário: 19h30 às 20h45

Palestra: Paixão pela Leitura
Palestrante: Prof. Dr. Eliasaf Assis
Horário: 19h30 às 20h45