linhas de pesquisa da faculdade anchieta

Linhas de Pesquisa / Grupos de Pesquisa dos Cursos

Visualizar as linhas de pesquisa e grupos de pesquisa dos cursos.

ADMINISTRAÇÃO

Esta linha de pesquisa está ligada ao curso de Administração com viés investigativo da área de Psicologia e Pedagogia vinculada ao Núcleo de Empregabilidade e Relações Empresariais. Objetiva estudar diferentes dimensões psicológicas e educacionais do desenvolvimento humano e aspectos históricos, sociais e culturais do mercado de trabalho e empregabilidade.

Esta linha estuda as instituições da sociedade civil e empresarial com foco em sistemas de informações e suas tecnologias, com o objetivo de estudar e discutir modelos de negócio e integração de cadeia de valor, bem como, gestão e organização no Brasil.

Esta linha de pesquisa se concentra em estudos sobre os conceitos e aplicação da estratégia empresarial, vantagem competitiva e Governança Corporativa.

Esta linha de pesquisa estuda os mercados financeiros, os instrumentos que compõem este mercado, decisões de caráter financeiro.

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Este estudo visa pesquisar a utilização do sistema Sakai como ferramenta para treinamentos empresariais, pois é um sistema novo, em pesquisa, e aberto ao domínio público, muito utilizado em ambientes acadêmicos. A sua utilização e empresas baratearia o custo de treinamentos e daria um suporte tecnológico de qualidade.
Ainda hoje, no Brasil, não tem se utilizado muito desta ferramenta, sendo até mesmo difícil encontrar artigos brasileiros falando sobre esse sistema, utilização, desenvolvimento, etc., e por isso que, ao perceber o aumento de utilização em outros países, poder, estudando e pesquisando, proporcionar mais opções as empresas nacionais de uma ferramenta tecnológica com alta qualidade.

ARQUITETURA E URBANISMO

Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar, mapear e analisar linhas de raciocínio projetual, métodos e produtos de arquitetos, projetos já executados e suas conexões com o entorno existente. Também inclui-se nesta linha de pesquisa a criação de parâmetros e métodos para o raciocínio projetual em arquitetura.

Esta linha de pesquisa visa estudar as vertentes e possibilidades de novos meios tecnológicos e materiais para o desenvolvimento de projetos e construções. Inclui-se métodos informatizados, prototipagem, modelos e maquetes, pré-fabricação, industrialização da construção, parametrização e métodos para economia de tempo e recursos, assim como sustentabilidade e gestão de reciclagem de materiais de obra.

Esta linha de pesquisa objetiva estudar a cidade, seu entorno próximo, a conurbação urbana, mapeando bairros, centralidades, espaços públicos, conexões, ligações e influencias de construções no meio urbano, assim como fenômenos urbanísticos como a centrificação. Inclui-se também nesta linha de pesquisa modelos de estudos para impactos de vizinhança e de meio ambiente e requalificações urbanas.

Esta linha de pesquisa visa estudar movimentos históricos da arquitetura e do urbanismo, conectando tais elementos a arquitetura existente na região, mapeando períodos e produções arquitetônicas permitindo também que sejam propostos projetos de restauro para edifício de reconhecido valor histórico arquitetônico e urbanístico.

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

O Grupo de Pesquisa em Projeto de Máquinas pertencente ao curso de Tecnologia em Automação Industrial, tem como objetivo desenvolver estudos relacionados com as técnicas de projetos para o desenvolvimento de máquinas, atuando nas áreas de análise e síntese de sistemas eletro-mecânicos e eletro-pneumáticos.

BIOMEDICINA

Docente: Profa. Dra. Vanessa Domingues Ramalho
E-mail: vanessa.ramalho@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: nota mínima igual a 7,0 em Imunologia.

Imunologia Clínico-Diagnóstica: Estudo dos mecanismos envolvidos no funcionamento e regulação do sistema imunológico. Estudo de imunodeficiências, doenças autoimunes e hipersensibilidades. Estudo de técnicas laboratoriais para diagnóstico imunológico.

BIBLIOGRAFIA:

ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H. Imunologia celular e molecular. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 564 p.

Docente: Profa. Dra. Luciana Urbano dos Santos
E-mail: luciana.santos@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Microbiologia e Parasitologia.

• Entomologia forense: O objetivo é identificar as espécies de insetos que afetam o homem e seu ambiente. Identificar as espécies de insetos decompositores de diferentes substratos, principalmente os insetos necrófagos que se desenvolvem em corpos de animais em decomposição. Avaliar o desenvolvimento de espécies decompositoras. Inferir intervalo Pós Morte (IPM) da carcaça em decomposição.

BIBLIOGRAFIA:

BORROR, D.J. DELONG, D.M. Introdução ao estudo dos insetos. São Paulo: Edgard Blucher, 1969. 653 p.
OLIVEIRA-COSTA, J. Entomologia Forense – quando os insetos são vestígios. 2ª ed. São Paulo: Millennium. 167-264, 2007.
OLIVEIRA-COSTA, J. Entomologia Forense: quando os insetos são vestígios. 2ª ed. Campinas: Millenium, 257p, 2008.

• Avaliação microbiológica e parasitológica de amostras ambientais: O objetivo é detectar e identificar agentes patogênicos ao homem (bactérias e parasitos) em amostras ambientais como água, esgoto, solo, fômites e alimentos. Identificar o risco para transmissão de parasitoses de transmissão direta ou indireta, como as Doenças de Transmissão Hídrica (DVH) e Doenças de Transmissão Alimentar (DTA). Elaborar ações educativas para redução do risco de aquisição de parasitoses.

BIBLIOGRAFIA:

SCHAECHTER, M. Microbiologia: mecanismos das doenças infecciosas. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
SILVA, N., JUNQUEIRA, V.C.A. SILVEIRA, N.F.A. Manual de Métodos de análise microbiológica de alimentos e água. 4 ed. São Paulo: Varela, 2010.
TORTORA, G. J. FUNKE, B. R., CASE, C. L. Microbiologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

• Parasitologia Clínica: O objetivo é avaliar e adaptar os diferentes métodos de detecção de parasitos de transmissão via fecal-oral. Identificação de parasitos avaliando-se os diferentes métodos de detecção.

BIBLIOGRAFIA:

DE CARLI, Geraldo Attilio. Parasitologia clínica: seleção de métodos e técnicas de laboratório para o diagnóstico das parasitoses humanas. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2007. 906 p.
SPICER, W. John. Bacteriologia, micologia e parasitologia clínicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 224 p.

Docente: Prof. Dr. Marcelo Cunha
E-mail: marcelo.cunha@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Anatomia.

• Anatomia Clínica: Estudo das correlações entre a morfologia dos órgãos de todos os sistemas com as possíveis predisposições ao aparecimento de doenças comuns a serem investigadas na prática clínica de atuação do biomédico.

BIBLIOGRAFIA:

JACOB, Stanley W.; FRANCONE, Clarice Ashworth; LOSSOW, Walter J. Anatomia e fisiologia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990. 569 p.
GARDNER, Ernest; GRAY, Donald J.O’RAHILLY, Ronan. Anatomia: estudo regional do corpo humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 815 p.
SPENCE, Alexander P. Anatomia humana básica. 2. ed. São Paulo: Manole, 1991. 713 p.
ROBBINS, Stanley L.; COTRAN, Ramzi S. KUMAR, Vinay. Patologia estrutural e funcional. 3. ed. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 1986. 1404 p.

Docente: Profa. Dra. Mariana Cecchetto
E-mail: mariana.figueiredo@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Farmacologia e Patologia.

• Toxicologia e Análises Toxicológicas: Análise dos principais marcadores de monitorização terapêutica e avaliação toxicológica experimental, ambiental, ocupacional, forense, e no esporte (doping).

BIBLIOGRAFIA:

OGA, Seizi; BATISTUZZO, José Antonio de Oliveira. Fundamentos de toxicologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2014.
SHIBAMOTO, T; BJELDANES, L.F. Introdução à toxicologia dos alimentos. 2. Ed. 2014 Elsevier Editora Ltda.
Complementar:
TOXICOLOGY. Limerick: Elsevier Scientific Publishers, 2014. Mensal. ISSN 0300-483X. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/journal/0300483X.

Docente: Profa. MS. Erika Simone Lopes
E-mail: erika.lopes@anchieta.br
Número de vagas: 2
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em CHE, Fisiologia e Patologia.

• Citopatologia: O objetivo da linha de pesquisa é estudar as doenças do trato genital feminino, respiratório, urinário e mamário. Identificar as principais infecções sexualmente transmissíveis do trato genital feminino. Pesquisar as principais alterações patológicas e diagnóstico laboratorial em citopatologia.

BIBLIOGRAFIA:

KOSS, Leopold G.; GOMPEL, Claude. Introdução à citopatologia ginecológica: com correlações histológicas e clínicas. São Paulo: Roca, 2006. 203 p.
ELEUTÉRIO JÚNIOR, José. Noções básicas de citologia ginecológica. São Paulo, Santos, 2009. 161 p.
BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo. Patologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 1472 p.
BARROS, Sonia Maria Oliveira de; MARIN, Heimar de Fátima; ABRÃO, Ana Cristina Freitas de Vilhena. Enfermagem obstétrica e ginecológica: guia para a prática assistencial. São Paulo: Roca, 2002. 517 p.
BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo Patologia geral. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 364 p.
MONTENEGRO, Mario Rubens et al. Patologia: processos gerais. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2010. 331 p.
MURRAY, Patrick R. et al. Microbiologia médica. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
STRAYER, David. Patologia: bases clinicopatológicas da medicina. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2006. 1625 p.

Docente: Profa. Dra. Lediana Iagalo Miguel Teles
E-mail: lediana.teles@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em CHE, Fisiologia, Bioquímica, Imunologia e Patologia.

• Bioquímica Clínica: Estudo da avaliação laboratorial das funções renal, hepática e endócrina, da enzimologia clínica, dos distúrbios do metabolismo dos carboidratos e das dislipidemias e os principais métodos bioquímicos utilizados no laboratório de análises clínicas, com vistas ao diagnóstico, prognóstico e/ou monitoramento das diversas patologias humanas relacionadas com suas alterações funcionais. Introdução a conhecimentos sobre padronização e controle de qualidade em Bioquímica Clínica em Laboratórios de Análises Clínicas.

BIBLIOGRAFIA:

MILLER, Otto; GONÇALVES, R. Reis. Laboratório para o clínico. 8. ed. São Paulo: Atheneu, 1999.
BURTIS, Carl A.; ASHWOOD, Edward R.; BRUNS, David E. Tietz, Fundamentos de química clínica. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
CHAMPE, Pamela C.; HARVEY, Richard A.; FERRIER, Denise R. Bioquímica ilustrada. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2006.
HENRY, John Bernard. Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais. 20. ed. Barueri: Manole, 2008.

• Urinálise: Conhecimento sobre o sistema urinário, doenças relacionadas, coleta de amostra, análise e interpretação de resultados bem como a organização e padronização em Urinálise. Desenvolver a capacidade crítica de correlação da clínica com os achados laboratoriais.

• Líquidos Cavitários: Conhecimento sobre citologia dos líquidos cavitários, sinovial e ascítico e citologia das secreções e excreções. Relaciona-se diretamente a imunologia, fisiologia, citologia e histologia; formação dos líquidos corporais, suas funções e métodos de coleta, manipulação do material e análise do mesmo, permitindo uma visão global dos processos citológicos e suas relações com a clínica. Desenvolver a capacidade crítica de correlação da clínica com os achados laboratoriais.

BIBLIOGRAFIA:

GAMBONI, M.; MIZIARA, E. F. Manual de citopatologia diagnóstica. Barueri: Manole, 2013. 742p.
MUNDT, L. A. SHANAHAN, K. Exame de urina e de fluídos corporais de Graff. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 332p.
BIBBO, M.; LONGATTO, A. Aspectos clínicos e laboratoriais dos derrames cavitários. Rio de Janeiro: Revinter, 2001. 241p.
WILLIAMSON, M. A.; SNYDER, L. M. Wallach: interpretação de exames laboratoriais. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 1225p.

• Controle de Qualidade em Análises Clínicas: Considerações gerais sobre administração, gerenciamento e organização de laboratórios clínicos. Aspectos Legais e Regulamentação das atividades no laboratório clínico. Gestão da qualidade aplicada ao laboratório clínico e suas ferramentas. Programas de acreditação e certificação em análises clínicas. Indicadores da qualidade. Estatística para a qualidade. Padronização das fases pré-analítica, analítica e pós-analítica. Controle interno de qualidade. Controle externo de qualidade. Aplicação das ferramentas de controle de qualidade nos processos analíticos. Biossegurança em laboratório clínico. Programa de gerenciamento de resíduos no laboratório clínico. Água reagente de laboratório clínico.

BIBLIOGRAFIA:

MOTTA, V. T. CORREA, J. A.; MOTTA, L. R. Gestão da qualidade no laboratório clínico, 2ª ed. Caxias do Sul: Missau, 2001.
OLIVARES, I. R. B. Gestão de qualidade em laboratórios. 2. ed. Campinas: Átomo, 2009.
ROBLES Jr., Antonio. Custos da qualidade: aspectos econômicos da gestão da qualidade e da gestão ambiental 2ª edição, São Paulo: Atlas, 2003.
ABRANTES, J. Gestão da qualidade. Rio de Janeiro: Interciência, 2009.

Sites de interesse:
Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC): www.sbac.org.br
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML): www.sbpc.org.br
PNCQ: www.pncp.org.br
Control Lab: http://www.controllab.com.br

• Hematologia Clínica: Apresentar os princípios gerais da Hematologia Clínica. Possibilitar o entendimento da hematologia, aplicando os principais conceitos de maneira prática, preparando o estudante para o exercício da profissão em análises clínicas. Promover o conhecimento aprofundado das patologias hematológicas de maneira que o aluno seja capaz de atuar em equipe multidisciplinar na discussão de casos clínicos. Introdução a conhecimentos sobre padronização e controle de qualidade em Hematologia Clínica em Laboratórios de Análises Clínicas.

BIBLIOGRAFIA:

LOPES, Antonio C.; GROTTO, Helena Z. W. Interpretação Clínica do Hemograma. Editora Atheneu, 2009.
LORENZI, Therezinha F. Manual de Hematologia? Propedêutica e Clínica. 4º edição – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
ROSENFELD, R. Fundamentos do hemograma do laboratório à Clínica. Editora Guanabara Koogan, 2007.
ANTUNES, Symara Rodrigues; Ayres, Laura Silveira; Silva, Suelen Santos da; Zanelatto, Carla; Rahmeier Francine Luciano. Hematologia Clínica. Porto Alegre, SAGAH, 2019.

Docente: Profa. Dra. Ana Carolina Antunes Naime
E-mail: ana.naime@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em CHE, Fisiologia, Bioquímica, Imunologia e Patologia.

• Hematologia: O objetivo da linha de pesquisa é estudar o diagnóstico laboratorial dos principais tipos de anemia e hemoglobinopatias. Identificar as doenças emergentes transmissíveis pelo sangue e doenças transmissíveis por transfusão sanguínea. Pesquisar as principais alterações patológicas e diagnóstico laboratorial em imunohematologia. Entender o uso clínico dos hemocomponentes e hemoderivados. Avaliar métodos diagnósticos de doenças oncohematológicas. Estudar os sistemas de grupos sanguíneos e testes pré-transfusionais. Pesquisar os principais testes de avaliação da hemostasia e atividade plaquetária.
Disciplinas pré-requisitos: Citologia, Histologia e Embriologia, Fisiologia, Imunologia, Patologia e Biologia Molecular e Pesquisa.

BIBLIOGRAFIA:

ROSENFELD, R. Fundamentos do hemograma: do laboratório à clínica. Rio de Janeiro Guanabara Koogan, 2007.

• Patologias Crônicas: O objetivo da linha de pesquisa é identificar e caracterizar os principais métodos de diagnóstico laboratorial das patologias crônicas como Diabetes, Hipertensão e Dislipidemias.

BIBLIOGRAFIA:

BRASILEIRO FILHO, G. Bogliolo Patologia. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Reúne temas de pesquisa que usam metodologias e técnicas da computação para resolver problemas científicos, tecnológicos ou de engenharia. Dentro dessa linha estão reunidos temas de pesquisa como: simulação e modelagem computacional em problemas de engenharia e ciências, computação de alto desempenho, programação.

Reúne temas de pesquisa tem como foco avançar o estado da arte da computação em si. Nesse sentido, dentro dessa linha estão reunidos os seguintes temas de pesquisa: algoritmos, lógica, otimização combinatória e teoria da computação.

Reúne temas de pesquisa que abordam problemas de uma maneira sistêmica, dando-lhes tratamento computacional. Dentro dessa linha estão reunidos os seguintes temas de pesquisa: computação paralela e distribuída, banco de dados, computação móvel, engenharia de software, inteligência artificial, computação gráfica e redes de computadores.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Estudo dos contextos de aquisição e produção de conhecimento, entre eles as imagens e a cidade, a partir dos diversos aspectos que os definem. A experiência estética e as diferentes linguagens, aliadas aos diálogos estabelecidos entre as diversas áreas do conhecimento, atuarão sinergicamente nas investigações conduzidas para a consecução dos objetivos almejados.

Utilização de fundamentos de ecologia na busca de soluções para problemas ambientais, agrícolas e de saúde pública.

Esta linha de pesquisa tem como principal objetivo desenvolver pesquisas em micropropagação de plantas, estudo fisiológicos com ações hormonais, além de trabalhar com as aplicações de estudos eco fisiológicos e ambientais.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O propósito desta pesquisa é analisar qual o papel da Controladoria como apoio à gestão de finanças em empresas. A gestão de finanças é assunto bastante discutido e difundido no ambiente das instituições financeiras. Naturalmente que incertezas econômicas e, consequentemente, prevenções e controles devem existir também nas empresas não financeiras.

Para que os gestores possam ter segurança nas tomadas de decisões, é imprescindível que tenham suportes instrumentais que propiciem informações tempestivas e adequadas, assegurando-lhes a menor possibilidade de erros ou exposição a riscos.

Entretanto, discussões acerca da gestão financeira nas empresas não-financeiras ainda são incipientes. Considerando a existência dessa lacuna, esta pesquisa visa avaliar como a Controladoria vem atuando nas empresas sob a ótica das finanças e de que forma pode contribuir para o monitoramento do risco financeiro nas empresas não financeiras.

A pesquisa de campo deverá ser realizada junto às empresas não-financeiras localizadas na região de Jundiaí.

A pesquisa será conduzida por meio de questionários a serem enviados a gestores financeiros ou controllers, com o objetivo de avaliar a percepção dos gestores quanto ao tema. Os resultados obtidos com a pesquisa vão permitir concluir que a Controladoria fornece suporte à gestão financeira, por meio de informações que contribuem para a mitigação dos riscos financeiros nas empresas não financeiras.

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Essa linha de pesquisa visa analisar a importância e a regularização do Estado no processo de desenvolvimento econômico com base nos principais instrumentos de política econômica e, também, analisando e estudando o Estado enquanto propulsor do desenvolvimento, ou seja, desenvolvendo a indústria de base.
A linha de Economia Social trata de temas como desigualdade de renda, pobreza e políticas públicas e caráter redistributivo e/ou compensatório, como Educação, Saúde e Previdência. O objetivo consiste em diagnosticar os principais problemas sociais, identificar os principais determinantes e avaliar as políticas públicas destinadas a promover uma melhora no quadro social, focando as análises na região que se insere a faculdade.

Essa linha de pesquisa busca a interpretação reflexiva e científica preocupada com a multiplicidade sistêmica, isto é, a construção que captura os distintos aspectos, formule e reformule os diálogos com as áreas do conhecimento científico, selecionando por meio da abstração qualificada.
O objetivo central é a análise da situação estrutural das economias, considerando as relações sociais e suas interpenetrações nas organizações empresariais, na perspectiva de se compreender o movimento contraditório e instável.

COMÉRCIO EXTERIOR

Esse eixo de pesquisa visa analisar os entraves e as exigências brasileiras nas questões da tributação ou suspensão dos créditos tributários de acordo com o Regulamento Aduaneiro com foco no Regime Aduaneiro de Drawback.

Essa linha de pesquisa tende a focar nos acordos de integração do Comércio Exterior brasileiro para ampliação de comercialização de produtos e serviços a nível global.

Pesquisa monetária brasileira e as regras de entrada e saída de divisas do território brasileiro, inclusive CBE – Capitais Brasileiros no Exterior.

DESIGN GRÁFICO

Design, Inovação e Sociedade: aborda reflexões teóricas e práticas, no campo da estética, da técnica e da ética na área do design e inovação, além de questões culturais, educacionais, sociais e de governança. Busca-se, sempre, promover e difundir conhecimento acadêmico e profissional, por meio de pesquisas, ensaios e experiências, que envolvam o design e seu amplo campo de estudos e influências na sociedade contemporânea.

Comunicação, Contemporaneidade e Implicações Socioculturais
Pesquisas que buscam agir em prol de uma formação profissional integral e baseada na ética e no comprometimento da academia com a comunidade, a partir de estudos acerca das contribuições da área da comunicação, em suas relações com a inovação e o design, que extrapolem as preocupações estritas com a geração de lucros e se debrucem sobre as implicações socioculturais das práticas, sobretudo as extensionistas, desta área.

Comunicação, Design e Inovação
Incorpora, de modo trans e interdisciplinar, as relações contemporâneas entre comunicação, design e inovação. Por meio de pesquisas resultantes de diferentes posições epistemológicas, com destaque para a intersecção entre teoria e prática, colabora com a produção de conhecimento científico em torno das questões éticas, estéticas e técnicas, que sustentam o fazer nos diversos campos da comunicação, do design e da inovação. Por meio do estudo das linguagens, dos métodos utilizados na criação de negócios, dos sentidos e das práticas comunitárias, contribui para reflexões sobre impactos na vida em sociedade e nas interações coletivas. Envolve, ainda, a emergência de temas que auxiliem na compreensão da contemporaneidade a partir da comunicação e do design, como campos que alteram e são alterados pelas inovações tecnológicas e relacionais.

DIREITO

Análise do alcance e dos limites da cidadania no Brasil, em sua relação com a luta pela conquista dos direitos sociais, e análise da questão do poder político nas sociedades contemporâneas.

Reflexões sobre os influxos da modernidade líquida no campo jurídico, diluição e esvaziamento das instituições e autoridades jurídicas; fugacidade das normas e morosidade do processo legislativo; liquefação das relações sociais e consumismo. Estudo da relação entre aspectos da modernidade líquida e a interpretação das normas jurídicas.

Responsabilidade ambiental de poluidores, com foco nos desastres de Mariana (MG) e Brumadinho (MG). Problematização do licenciamento ambiental e análise dos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Código Florestal e instrumentos de proteção ambiental. Direito ambiental marítimo (poluição em mares). Direito agrário e fundiário em geral. As relações entre os Poderes Executivo e Legislativo: presidencialismo de coalizão e partidos políticos.

Estudo crítico sobre liberdade, igualdade e sujeito de direito a partir da obra de Pachukanis. Análise e confronto dos posicionamentos de Pachukanis e Kelsen. Reflexões sobre a História do Estado Contemporâneo sob a égide da teoria do Estado.

Estudos sobre o exercício, consequências jurídicas e repercussão social do Controle de Constitucionalidade no Brasil. Análise das formas de Estado e Sistemas de Governo. Reflexões sobre a eficácia e a validade das normas constitucionais.

Estudo do fenômeno da constitucionalização do Direito Civil. A reconstrução do Direito privado no Brasil. O Código Civil e o exercício da cidadania. Problematização dos institutos jurídicos presentes no Direito das Famílias. Análise crítica das funções da propriedade.

Docente: Prof. Me. Sebastião Augusto de Camargo Pujol

Temas de interesse:

(i) Ciência integrada de Direito Penal
(ii) Política Criminal
(iii) Criminologia
(iv) Sistema Penitenciário

Ementa:

Estudos sobre a criminalidade do ponto de vista da ciência integrada do Direito Penal abrangendo dogmática penal, criminologia e política criminal. Análise do fenômeno da criminalidade sob a perspectiva da política criminal e das políticas públicas entendidas como “programas de ação governamental visando coordenar os meios à disposição do Estado e as atividades privadas para a realização de objetivos socialmente relevantes e politicamente determinados” (cf. Maria Paula Dallari Bucci).

EDUCAÇÃO FÍSICA

Estudos e Projetos de Pesquisa da Fisiologia do Exercício, da Biomecânica e da Cineantropometria, aplicados à prática da Musculação e das diferentes Ginásticas de Academia.

Estudos e Projetos de Pesquisa da Fisiologia do Exercício, da Biomecânica e da Cineantropometria, aplicados aos movimentos esportivos de Futebol, Basquete, Volei e Handebol.

Estudos e Projetos de Pesquisa envolvendo os aspectos básicos da Área da Saúde e sua interrelação com o Movimento do Corpo Humano e a Qualidade de Vida do ser humano.

Estudos e Projetos de Pesquisa da Fisiologia do Exercício, da Biomecânica e da Cineantropometria, aplicados aos movimentos esportivos olímpicos: Atletismo, Ginástica, Natação, Lutas e outros.

Estudos e Projetos de Pesquisa da Fisiologia do Exercício, da Biomecânica e da Cineantropometria, aplicados aos movimentos esportivos paralímpicos.

ENFERMAGEM

A implantação de uma intervenção pedagógica multidisciplinar para educação em saúde cardiovascular.

A referida linha de pesquisa engloba o estudo dos diferentes tecidos referente a sua estrutura e ultraestrutura frente a processos patológicos naturais ou induzidos por fatores externos e tratamentos experimentais que possam alterar morfofuncionalmente a integridade do órgão/víscera.

Esta linha de pesquisa desenvolve estudos para avaliar a promoção à saúde, proteção, prevenção e recuperação de agravos à saúde de crianças e adolescentes.

Esta linha de pesquisa desenvolve estudos para avaliar a promoção à saúde, proteção, prevenção e recuperação de agravos à saúde da mulher e de recém-nascidos.

Esta linha de pesquisa desenvolve estudos para avaliar a promoção à saúde, proteção, prevenção e recuperação de agravos à saúde de pessoas na idade adulta e de idosos.

Esta linha de pesquisa desenvolve estudos para avaliar a gestão de serviços de saúde, os processos e pessoas envolvidas nas ações de gerenciamento na área.

Esta linha de pesquisa visa analisar aspectos da Saúde Coletiva, Políticas Públicas, Meio Ambiente e a relação dos profissionais e dos serviços de saúde nas questões estudadas.

Esta linha de pesquisa estuda as bases biológicas, morfológicas, moleculares e alterações das estruturas frente a processos naturais ou induzidos por fatores internos, externos e tratamentos experimentais.

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Estudo e desenvolvimento de processos e tecnologias visando a obtenção de produtos ambientalmente corretos. Esta linha de pesquisa tem por objetivo avaliar o comportamento de materiais desenvolvidos a partir da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos sólidos.

• Grupo de Professores:
– Profa. Dra. Marina Rodrigues de Aguiar – Eng. Química
– Prof. Ms. Flávio Gramolelli Júnior – Eng. Químico

Projeto de Iniciação com bolsa do CNPq: “Avaliação de concreto para pavimentação de estradas vicinais na região de Jundiaí-SP, utilizando-se lodo de estação de tratamento de água como agregado miúdo, entulho de construção civil como agregado graúdo e aditivos” Aluno Angelo Minharro Filho

Estudo e desenvolvimento de projetos de reflorestamento e renaturalização de mata ciliar, visando a melhoria da qualidade e quantidade de recursos hídricos disponíveis.

• Grupo de Professores:
– Prof. Esp. Ulisses Nicioli Junior – Engenheiro Civil
– Prof. Esp. José Dias Ferreira Neto – Engenheiro Agrimensor
– Prof. Ms. Felipe Gavioli – Engenheiro Agrônomo
– Profa. Ms. Raquel Carnivalle Silva Melillo – Bióloga
– Prof. Ms. Antônio César Teixeira de Toledo – Químico Industrial

Esta linha contempla estudos a respeito dos seguintes tópicos: conservação e desenvolvimento, aspectos legais e político-institucionais da conservação e uso sustentável, mudanças de uso e cobertura da terra, economia ambiental e uso sustentável.

• Grupo de Professores:
– Profa Dra Raquel Carnivalle Silva Melillo – bióloga
– Prof. Dr. André Luiz da Conceição – Geógrafo
– Prof. Me. Flávio Gramolelli Junior – Eng.Químico

ENGENHARIA CIVIL

Esta linha de pesquisa tem por objetivo avaliar o comportamento dos mais diversos materiais de construção, bem como, propor a utilização de novos materiais em sistemas construtivos, objetivando a redução de resíduos de construção civil, viabilizando seu reaproveitamento. Também inclui-se nesta linha de pesquisa, o estudo de novos sistemas construtivos, bem como a otimização de sistemas existentes, visando a sustentabilidade de empreendimentos de construção civil.

• Grupo de Professores:
– Prof. Dr. Ailton Cavalli
– Prof. Esp. Andre Augusto Bortolossi Bufolo
– Prof. Dr. André Luís Sotero Salustiano Martim
– Prof. Ms. Bruno Dias Amaro
– Prof. Esp. Carlos Roberto Marchiori
– Prof. Ms. Felipe Cioffetti Marques
– Prof. Ms. Gilson Rigoni
– Prof. Esp. Hélio Françozo Junior
– Prof. Dr. James Antonio Roque
– Prof. Ms. Jean Gustavo dos Santos
– Prof. Ms. Kleber Aparecido Gomide
– Prof. Ms. Marco Aurélio Biscuola
– Prof. Esp. Miquéias Vieira Lemes
– Prof. Esp. Osmar Aparecido Raphael
– Prof. Dr. Ricardo José Missori
– Prof. Esp. Ulisses Nicioli Junior

Esta linha de pesquisa tem por objetivo avaliar o desempenho estrutural dos mais diversos tipos de estruturas, tais como, estruturas em concreto armado, estruturas metálicas e de madeira e, estruturas mistas de aço e concreto. Inclui-se nesta linha de pesquisa, estudos referentes à otimização de sistemas estruturais e análise experimental das estruturas e seus componentes em condições de serviço, bem como a avaliação das patologias que possam acometer estas estruturas.

• Grupo de Professores:
– Prof. Dr. Ailton Cavalli
– Prof. Dr. André Luís Sotero Salustiano Martim
– Prof. Ms. Bruno Dias Amaro
– Prof. Ms. Gilson Rigoni
– Prof. Ms. Gustavo Longhi de Carvalho
– Prof. Esp. Hélio Françozo Junior
– Prof. Dr. James Antonio Roque
– Prof. Ms. Jean Gustavo dos Santos
– Prof. Ms. José Montanha Neto
– Prof. Ms. Kleber Aparecido Gomide
– Prof. Esp. Miquéias Vieira Lemes
– Prof. Dr. Ricardo José Missori

Esta linha de pesquisa aborda a caracterização, estudo e avaliação do comportamento de sistemas hidráulicos, prediais ou urbanos, tendo por objetivo otimizar os sistemas existentes, além de propor novos sistemas e soluções. Neste contexto são desenvolvidos trabalhos de pesquisa bibliográfica, projetos e avaliação experimental em laboratório. A questão da sustentabilidade dos sistemas hidráulicos também é abordado de forma recorrente, visando a preservação de recursos naturais.

• Grupo de Professores:
– Prof. Dr. Ailton Cavalli
– Prof. Dr. André Luís Sotero Salustiano Martim
– Prof. Ms. Bruno Dias Amaro
– Prof. Esp. Carlos Roberto Marchiori
– Prof. Ms. Felipe Cioffetti Marques
– Prof. Esp. Osmar Aparecido Raphael
– Prof. Esp. Paulo Eduardo Oliveira Rocha
– Prof. Dr. Ricardo José Missori
– Prof. Esp. Ulisses Nicioli Junior

Esta linha de pesquisa aborda as diversas especificidades de solos, fundações, estruturas de contenções e pavimentos, seus componentes e respectivo comportamento, visando a otimização das soluções técnicas existentes, bem como a proposição de novos sistemas. Compreende o estudo de interações solo-estrutura, o estudo de estruturas de contenções, estudos geotécnicos diversos, estudo de viabilidade na escolha de fundações, critérios de dimensionamento, composição e caracterização de pavimentos, bem como o estudo de patologias em fundações e pavimentos e, a proposição de utilização de resíduos de construção civil em novos pavimentos.

• Grupo de Professores:
– Prof. Dr. Ailton Cavalli
– Prof. Dr. André Luís Sotero Salustiano Martim
– Prof. Ms. Gilson Rigoni
– Prof. Ms. Gustavo Longhi de Carvalho
– Prof. Esp. Hélio Françozo Junior
– Prof. Dr. James Antonio Roque
– Prof. Ms. Jean Gustavo dos Santos
– Prof. Ms. Kleber Aparecido Gomide
– Prof. Esp. Miquéias Vieira Lemes
– Prof. Esp. Osmar Aparecido Raphael
– Prof. Esp. Paulo Eduardo Oliveira Rocha
– Prof. Ms. Petrucio José dos Santos Junior
– Prof. Dr. Ricardo José Missori
– Prof. Esp. Ulisses Nicioli Junior

Esta linha de pesquisa tem por objetivo abordar o Gerenciamento de Obras, de maneira globalizada, em que sejam estudadas as etapas de gerenciamento, desde o planejamento e definição do escopo da obra até a entrega da mesma, passando pela contratação da obra, seu desenvolvimento e seu controle físico e financeiro. Compreende a utilização de ferramentas computacionais e instrumentos de controle, bem como a proposição de novas metodologias com objetivo único de cumprir o escopo, custos, tempo e requisitos de qualidade propostos para cada empreendimento, utilizando-se de metodologias de aceitação internacional, tais como o PMBoK – Project Management Body of Knowledge.

• Grupo de Professores:
– Prof. Dr. André Luís Sotero Salustiano Martim
– Prof. Ms. Felipe Cioffetti Marques
– Prof. Esp. Hélio Françozo Junior
– Prof. Dr. James Antonio Roque
– Prof. Ms. Kleber Aparecido Gomide

Abordam temas transversais, tais como, ética, direitos humanos, legislação profissional, inserção social, inserção digital, cultura afro, cultura indígena, comportamentos sociais, discriminação, entre outros e sua relação ao curso de Engenharia Civil e seus alunos, possibilitando a reflexão crítica, imparcial, responsável e cidadã acerca destes temas e como essas ações poderão contribuir à formação do discente.

ENGENHARIA CIVIL

Esta linha de pesquisa tem por objetivo avaliar o comportamento dos mais diversos materiais de construção, bem como, propor a utilização de novos materiais em sistemas construtivos, objetivando a redução de resíduos de construção civil, viabilizando seu reaproveitamento. Também inclui-se nesta linha de pesquisa, o estudo de novos sistemas construtivos, bem como a otimização de sistemas existentes, visando a sustentabilidade de empreendimentos de construção civil.

• Grupo de Professores:
– Prof. Dr. Ailton Cavalli
– Prof. Esp. Andre Augusto Bortolossi Bufolo
– Prof. Dr. André Luís Sotero Salustiano Martim
– Prof. Ms. Bruno Dias Amaro
– Prof. Esp. Carlos Roberto Marchiori
– Prof. Ms. Felipe Cioffetti Marques
– Prof. Ms. Gilson Rigoni
– Prof. Esp. Hélio Françozo Junior
– Prof. Dr. James Antonio Roque
– Prof. Ms. Jean Gustavo dos Santos
– Prof. Ms. Kleber Aparecido Gomide
– Prof. Ms. Marco Aurélio Biscuola
– Prof. Esp. Miquéias Vieira Lemes
– Prof. Esp. Osmar Aparecido Raphael
– Prof. Dr. Ricardo José Missori
– Prof. Esp. Ulisses Nicioli Junior

Esta linha de pesquisa tem por objetivo avaliar o desempenho estrutural dos mais diversos tipos de estruturas, tais como, estruturas em concreto armado, estruturas metálicas e de madeira e, estruturas mistas de aço e concreto. Inclui-se nesta linha de pesquisa, estudos referentes à otimização de sistemas estruturais e análise experimental das estruturas e seus componentes em condições de serviço, bem como a avaliação das patologias que possam acometer estas estruturas.

• Grupo de Professores:
– Prof. Dr. Ailton Cavalli
– Prof. Dr. André Luís Sotero Salustiano Martim
– Prof. Ms. Bruno Dias Amaro
– Prof. Ms. Gilson Rigoni
– Prof. Ms. Gustavo Longhi de Carvalho
– Prof. Esp. Hélio Françozo Junior
– Prof. Dr. James Antonio Roque
– Prof. Ms. Jean Gustavo dos Santos
– Prof. Ms. José Montanha Neto
– Prof. Ms. Kleber Aparecido Gomide
– Prof. Esp. Miquéias Vieira Lemes
– Prof. Dr. Ricardo José Missori

Esta linha de pesquisa aborda a caracterização, estudo e avaliação do comportamento de sistemas hidráulicos, prediais ou urbanos, tendo por objetivo otimizar os sistemas existentes, além de propor novos sistemas e soluções. Neste contexto são desenvolvidos trabalhos de pesquisa bibliográfica, projetos e avaliação experimental em laboratório. A questão da sustentabilidade dos sistemas hidráulicos também é abordado de forma recorrente, visando a preservação de recursos naturais.

• Grupo de Professores:
– Prof. Dr. Ailton Cavalli
– Prof. Dr. André Luís Sotero Salustiano Martim
– Prof. Ms. Bruno Dias Amaro
– Prof. Esp. Carlos Roberto Marchiori
– Prof. Ms. Felipe Cioffetti Marques
– Prof. Esp. Osmar Aparecido Raphael
– Prof. Esp. Paulo Eduardo Oliveira Rocha
– Prof. Dr. Ricardo José Missori
– Prof. Esp. Ulisses Nicioli Junior

Esta linha de pesquisa aborda as diversas especificidades de solos, fundações, estruturas de contenções e pavimentos, seus componentes e respectivo comportamento, visando a otimização das soluções técnicas existentes, bem como a proposição de novos sistemas. Compreende o estudo de interações solo-estrutura, o estudo de estruturas de contenções, estudos geotécnicos diversos, estudo de viabilidade na escolha de fundações, critérios de dimensionamento, composição e caracterização de pavimentos, bem como o estudo de patologias em fundações e pavimentos e, a proposição de utilização de resíduos de construção civil em novos pavimentos.

• Grupo de Professores:
– Prof. Dr. Ailton Cavalli
– Prof. Dr. André Luís Sotero Salustiano Martim
– Prof. Ms. Gilson Rigoni
– Prof. Ms. Gustavo Longhi de Carvalho
– Prof. Esp. Hélio Françozo Junior
– Prof. Dr. James Antonio Roque
– Prof. Ms. Jean Gustavo dos Santos
– Prof. Ms. Kleber Aparecido Gomide
– Prof. Esp. Miquéias Vieira Lemes
– Prof. Esp. Osmar Aparecido Raphael
– Prof. Esp. Paulo Eduardo Oliveira Rocha
– Prof. Ms. Petrucio José dos Santos Junior
– Prof. Dr. Ricardo José Missori
– Prof. Esp. Ulisses Nicioli Junior

Esta linha de pesquisa tem por objetivo abordar o Gerenciamento de Obras, de maneira globalizada, em que sejam estudadas as etapas de gerenciamento, desde o planejamento e definição do escopo da obra até a entrega da mesma, passando pela contratação da obra, seu desenvolvimento e seu controle físico e financeiro. Compreende a utilização de ferramentas computacionais e instrumentos de controle, bem como a proposição de novas metodologias com objetivo único de cumprir o escopo, custos, tempo e requisitos de qualidade propostos para cada empreendimento, utilizando-se de metodologias de aceitação internacional, tais como o PMBoK – Project Management Body of Knowledge.

• Grupo de Professores:
– Prof. Dr. André Luís Sotero Salustiano Martim
– Prof. Ms. Felipe Cioffetti Marques
– Prof. Esp. Hélio Françozo Junior
– Prof. Dr. James Antonio Roque
– Prof. Ms. Kleber Aparecido Gomide

Abordam temas transversais, tais como, ética, direitos humanos, legislação profissional, inserção social, inserção digital, cultura afro, cultura indígena, comportamentos sociais, discriminação, entre outros e sua relação ao curso de Engenharia Civil e seus alunos, possibilitando a reflexão crítica, imparcial, responsável e cidadã acerca destes temas e como essas ações poderão contribuir à formação do discente.

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Estudo e desenvolvimento de tecnologias (processos e procedimentos) e produtos alimentícios, levando em consideração as necessidades e requerimentos do mercado consumidor e da sociedade em geral.

A análise de alimentos é uma área de extrema importância no controle de qualidade de alimentos e na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos. Por outro lado, nem sempre os métodos analíticos disponíveis são adequados a todos os tipos de alimentos e precisam ser alterados, testados e revalidados para poderem ser adotados. Algumas vezes, ainda, é necessário desenvolver novas metodologias analíticas, pois não há nenhuma previamente estudada que possa ser empregada para determinada análise.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A linha de pesquisa de gestão de sistemas produtivos foi criada no curso de Engenharia de produção do Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí com o objetivo de aprimorar, nas empresas, os processos, o fluxo de materiais e informações para uma melhor gestão, bem como o incrementar o desempenho e a qualidade dos sistemas produtivos. Nesta linha são desenvolvidas pesquisas em diversos ramos de atividade, entre eles: metal-mecânico, cadeias de suprimento; aglomerados industriais, agroindustrial, alimentício, calçados, transportes/automobilístico, e de serviços. Os problemas são estudados pelas seguintes abordagens: estratégica, práticas gerenciais, métodos qualitativos ou quantitativos e, para tanto, são aplicadas ferramentas computacionais, pesquisa bibliográfica e prospecção de campo com a aplicação e análise de questionários.

ENGENHARIA ELETRÔNICA

Esta linha de pesquisas tem como principal objetivo, proporcionar aos alunos que desenvolvam competências e realizem pesquisas para o aprofundamento de seus conhecimentos em:

– Arquiteturas de sistemas de Aquisição de Dados:
caracterização genérica de sistemas de aquisição de dados;
identificação de blocos principais;
caracterização das funções;
metodologias de desenvolvimento de sistemas dedicados.
– Condicionamento de Sinais:
utilização de amplificadores operacionais;
compensações e correções lineares e não-lineares;
conversões tensão/corrente/frequência;
isolamento galvânico;
análise de casos e aplicações com diversos transdutores.
– Conversão Digital-Analógica:
caracterização;
especificação de conversores;
métodos diretos e indiretos;
arquiteturas.
– Conversão Analógica-Digital:
caracterização;
especificação de conversores;
métodos assíncronos;
com controladores diretos e indiretos;
arquiteturas.
– Arquiteturas de sistemas de Aquisição de Dados:
soluções centralizadas versus distribuídas;
instrumentação tradicional versus instrumentação virtual;
sistemas remotos;
interfaces seriais RS-232, RS-485.
– Análise e Estudos de Casos:
automação industrial e predial;
instrumentação laboratorial;
equipamento de teste eletrônico.

ENGENHARIA MECÂNICA

Estudo e desenvolvimento de processos de manufatura e fundição de interesse industrial e desenvolvimento de tecnologias e operações unitárias aplicadas a processos industriais. Esta linha de pesquisa tem por objetivo avaliar o comportamento dos mais diversos materiais de utilização mecânica, bem como, propor a utilização de novos materiais em sistemas de conformação mecânica e fundição.

Estudo e desenvolvimento de equipamentos, softwares e metodologias aplicadas à educação de interesse industrial e pedagógico com foco em Engenharia Mecânica. Esta linha de pesquisa tem por objetivo de desenvolver e/ou propor recursos e metodologias para melhorar o entendimento dos conceitos de engenharia, sejam na indústria ou em ambiente laboratorial.

Estudo e desenvolvimento das interfaces dos softwares utilizados na Engenharias de Produto e de Processos com os demais sistemas e áreas da indústria que utilizam seus respectivos softwares. Esta linha de pesquisa tem por objetivo avaliar e propor a interação entre os vários softwares da organização visando a integralização dos sistemas para gerar uma sinergia de valor.

ENGENHARIA QUÍMICA

Estudo e desenvolvimento de metodologias e de tecnologias de tratamentos físico-químicos de interesse industrial e ambiental aplicadas aos processos de fabricação.

Estudo e desenvolvimento de processos químicos e produtos de interesse industrial e desenvolvimento de tecnologias e operações unitárias aplicadas a processos químicos industriais.

ESTÉTICA E COSMÉTICA

Microagulhamento aplicado ao controle do melasma; Acne e suas sequelas.

Docente: Profa. Esp. Tânia Mara dos Santos
E-mail: tania.santos@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Patologia Geral.

• Rejuvenescimento cutâneo: O objetivo da linha de pesquisa é estudar os principais fatores envolvidos no envelhecimento cutâneo. Pesquisar técnicas que contribuam para a melhora da aparência da pele envelhecida. Estudar as possíveis associações entre técnicas e cosméticos voltados para a melhora do quadro de envelhecimento da pele, baseando-se em estudos científicos, com a finalidade de entregar resultados satisfatórios aos pacientes tratados pelos tecnólogos em Estética e Cosmética.

BIBLIOGRAFIA:

SCOTTI, L. Envelhecimento cutâneo à luz da cosmetologia: estudo das alterações da pele. São Paulo: Tecnopress, 2003.

• Microagulhamento Aplicado ao Controle do Melasma: O objetivo da linha de pesquisa é estudar a fisiopatologia do melasma e os fatores predisponentes ao seu surgimento. Pesquisar os efeitos do Microagulhamento no controle do melasma e suas possíveis associações. Associar técnicas que potencializam os efeitos da técnica de microagulhamento e orientar os pacientes sobre os importantes fatores responsáveis pelo controle da patologia.

• Acne e suas Sequelas: O objetivo da linha de pesquisa é estudar a fisiopatologia da Acne, buscando o controle das lesões em diversos graus, respeitando o limite de atuação do profissional da estética. Buscar, baseando-se em estudos científicos, tratamentos seguros e eficientes para o controle das lesões. Pesquisar tratamentos eletrotermofototerápicos e cosmetológicos para amenizar as sequelas resultantes do processo inflamatório.

BIBLIOGRAFIA:

GERSON, J. Fundamentos de estética miladys standard. São Paulo: Cengage, 2012.

Docente: Profa. Esp. Natália Castanha da Silva
E-mail: natalia.silva@anchieta.br
Número de vagas: 2
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Cosmetologia Estética.

• Cosmetologia Capilar: O objetivo da linha de pesquisa é avaliar a eficácia de um cosmético capilar em patologias do couro cabeludo.

BIBLIOGRAFIA:

DE CARLI, Geraldo Attilio. Parasitologia clínica: seleção de métodos e técnicas de laboratório para diagnóstico das parasitoses humanas. 2. Ed. São Paulo: Atheneu, 2007. 906 p.
HALAL, J. Tricologia e Química Cosmética Capilar. São Paulo: Cengage, 2011.
RIBEIRO, C. Cosmetologia aplicada à dermoestética. 2.ed. São Paulo. Pharmabooks, 2010.
KEDE, M.P.V. Dermatologia estética. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

Docente: Prof. Dr. Marcelo Cunha
E-mail: marcelo.cunha@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Anatomia.

• Anatomia Clínica: Estudo das correlações entre a morfologia dos órgãos de todos os sistemas com as possíveis predisposições ao aparecimento de doenças comuns a serem investigadas na prática clínica de atuação do tecnólogo em Estética e Cosmética.

BIBLIOGRAFIA:

JACOB, Stanley W.; FRANCONE, Clarice Ashworth; LOSSOW, Walter J. Anatomia e fisiologia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990. 569 p.
GARDNER, Ernest; GRAY, Donald J.O’RAHILLY, Ronan. Anatomia: estudo regional do corpo humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 815 p.
SPENCE, Alexander P. Anatomia humana básica. 2. ed. São Paulo: Manole, 1991. 713 p.
ROBBINS, Stanley L.; COTRAN, Ramzi S. KUMAR, Vinay. Patologia estrutural e funcional. 3. ed. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 1986. 1404 p.

Docente: Profa. Dra. Luciana Urbano dos Santos
E-mail: luciana.santos@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Microbiologia e Parasitologia.

• Avaliação microbiológica e parasitológica: O objetivo é avaliar métodos de controle dos patógenos associados ao ser humano com foco nos agentes etiológicos das micoses e dos ectoparasitos.

BIBLIOGRAFIA:

NEVES, D.P. Parasitologia Humana. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2009.
SCHAECHTER, M. Microbiologia: mecanismos das doenças infecciosas. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
TORTORA, G. J. FUNKE, B. R., CASE, C. L. Microbiologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FARMÁCIA

Docente: Profa. Dra. Vanessa Domingues Ramalho
E-mail: vanessa.ramalho@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Imunologia.

• Imunologia Clínico-Diagnóstica: Estudo dos mecanismos envolvidos no funcionamento e regulação do sistema imunológico. Estudo de imunodeficiências, doenças autoimunes e hipersensibilidades. Estudo de técnicas laboratoriais para diagnóstico imunológico.

BIBLIOGRAFIA:

ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H. Imunologia celular e molecular. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 564 p.

Docente: Profa. Dra. Luciana Urbano dos Santos
E-mail: luciana.santos@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Microbiologia e Parasitologia.

• Entomologia forense: O objetivo é identificar as espécies de insetos que afetam o homem e seu ambiente. Identificar as espécies de insetos decompositores de diferentes substratos, principalmente os insetos necrófagos que se desenvolvem em corpos de animais em decomposição. Avaliar o desenvolvimento de espécies decompositoras. Inferir intervalo Pós Morte (IPM) da carcaça em decomposição.

BIBLIOGRAFIA:

BORROR, D.J. DELONG, D.M. Introdução ao estudo dos insetos. São Paulo: Edgard Blucher, 1969. 653 p.
OLIVEIRA-COSTA, J. Entomologia Forense – quando os insetos são vestígios. 2ª ed. São Paulo: Millennium. 167-264, 2007.
OLIVEIRA-COSTA, J. Entomologia Forense: quando os insetos são vestígios. 2ª ed. Campinas: Millenium, 257p, 2008.

• Avaliação microbiológica e parasitológica de amostras ambientais: O objetivo é detectar e identificar agentes patogênicos ao homem (bactérias e parasitos) em amostras ambientais como água, esgoto, solo, fômites e alimentos. Identificar o risco para transmissão de parasitoses de transmissão direta ou indireta, como as Doenças de Transmissão Hídrica (DVH) e Doenças de Transmissão Alimentar (DTA). Elaborar ações educativas para redução do risco de aquisição de parasitoses.

BIBLIOGRAFIA:

SCHAECHTER, M. Microbiologia: mecanismos das doenças infecciosas. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
SILVA, N., JUNQUEIRA, V.C.A. SILVEIRA, N.F.A. Manual de Métodos de análise microbiológica de alimentos e água. 4 ed. São Paulo: Varela, 2010.
TORTORA, G. J. FUNKE, B. R., CASE, C. L. Microbiologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

• Parasitologia Clínica: O objetivo é avaliar e adaptar os diferentes métodos de detecção de parasitos de transmissão via fecal-oral. Identificação de parasitos avaliando-se os diferentes métodos de detecção.

BIBLIOGRAFIA:

DE CARLI, Geraldo Attilio. Parasitologia clínica: seleção de métodos e técnicas de laboratório para o diagnóstico das parasitoses humanas. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2007. 906 p.
SPICER, W. John. Bacteriologia, micologia e parasitologia clínicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 224 p.

Docente: Profa. Dra. Mariana Cecchetto
E-mail: mariana.figueiredo@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Farmacologia e Patologia.

• Toxicologia e Análises Toxicológicas: Análise dos principais marcadores de monitorização terapêutica e avaliação toxicológica experimental, ambiental, ocupacional, forense, e no esporte (doping).

BIBLIOGRAFIA:

OGA, Seizi; BATISTUZZO, José Antonio de Oliveira. Fundamentos de toxicologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2014.
SHIBAMOTO, T; BJELDANES, L.F. Introdução à toxicologia dos alimentos. 2. Ed. 2014 Elsevier Editora Ltda.
TOXICOLOGY. Limerick: Elsevier Scientific Publishers, 2014. Mensal. ISSN 0300-483X. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/journal/0300483X.

Docente: Profa. Esp. Tânia Mara dos Santos
E-mail: tania.santos@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Deontologia, Legislação Farmacêutica e Profissional.

• Deontologia, Legislação Farmacêutica e Profissional: O objetivo da linha de pesquisa é estudar a legislação pertinente ao exercício do profissional Farmacêutico, conhecer as responsabilidades do exercício profissional nas diversas áreas de atuação. Possibilitar, através da pesquisa, o conhecimento do profissional acerca das necessidades da comunidade e inserir o Farmacêutico como membro essencial na equipe multidisciplinar de saúde, com foco na qualidade do medicamento e na orientação farmacêutica.

BIBLIOGRAFIA:

GOODMAN, G.A. et al. As bases farmacológicas da terapêutica. 11 ed. Rio de Janeiro: Mc Graw-Hill, 2007.
ZUBIOLI, Arnaldo. Profissão farmacêutico: e agora? Curitiba: Lovise 1992.165 p. ISBN 85 85274 13 1.
STORPIRTIS S. Farmácia clínica e atenção farmacêutica. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2008.
PINTO, Terezinha de Jesus Andreoli; KANEKO, Telma Mary; PINTO, Antonio F. Controle Biológico de Qualidade de Produtos Farmacêuticos, Correlatos e Cosméticos. 4ª ed. Barueri: Manole, 2015. 416 p.

Docente: Prof. Dr. Humberto Moreira Spindola
E-mail: humberto.spindola@anchieta.br
Número de vagas: 2
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Fisiologia, Patologia e Farmacologia.

• Farmacologia básica e clínica de medicamentos alopáticos: O objetivo da linha de pesquisa é estudar os grupos de medicamentos usados para diferentes patologias, assim como os mecanismos farmacológicos associados a estes. Além disso, faz parte da linha de pesquisa o estudo de campo aprofundado da farmacologia clínica destes medicamentos incluindo toda a farmacoterapia, interações medicamentosas, reações adversas e acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes. Fitoterápicos também são objetos de estudo.

BIBLIOGRAFIA:

CRAIG C. R. & STFZEL, R. E. Farmacologia moderna com aplicações clínicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
ZANINI, A. C. et al. Guia de medicamentos: uso racional de medicamentos. São Paulo: Atheneu, 1995.
GOLAN, D. E. Princípios de farmacologia: A base fisiopatológica da farmacoterapia. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
KATZUNG, B. G. Farmacologia básica e clínica.10 ed. São Paulo Artmed, 2010.
GOODMAN, G. A. et al. As bases farmacológicas da terapêutica. 11 ed. Rio de Janeiro Mc Graw-Hill, 2007.
SILVA, P. Farmacologia. 7ª ed. Rio de Janeiro Guanabara Koogan, 2000.
SMITH-GRAHAME, D.G. & ARONSON, J. K. Tratado de farmacologia clínica e farmacoterapia. Rio de Janeiro Guanabara Koogan, 2004.
RANG, H. P. et al. Farmacologia. 6 ed. São Paulo Elsevier, 2007.

Docente: Profa. Dra. Sabrina de Almeida Marques
E-mail: sabrina.marques@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Química Geral e Analítica, Química Orgânica e Análises Físico-Químicas.

• Controle de Qualidade de Cosméticos e Medicamentos: O objetivo da linha de pesquisa é identificar e quantificar ativos cosméticos e farmacêuticos em produtos disponíveis no mercado por métodos físico-químicos e instrumentais.

BIBLIOGRAFIA:

STORPIRTIS, Sílvia. Farmácia clínica e atenção farmacêutica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 489 p.
GIL, E.S. Controle Físico-Químico de Qualidade de Medicamentos. 3ª Ed ver. São Paulo: Pharmabooks, 2010. 511 p.
ANSEL, Howard C. SHELLY J., Prince. Manual de cálculos farmacêuticos. Porto Alegre: ArtMed, 2005. 300 p.
PINTO, Terezinha de Jesus Andreoli; KANEKO, Telma Mary; PINTO, Antonio F. Controle Biológico de Qualidade de Produtos Farmacêuticos, Correlatos e Cosméticos. 4ª ed. Barueri: Manole, 2015. 416 p.

Docente: Profa. Esp. Natália Castanha da Silva
E-mail: natalia.silva@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Farmacologia, Farmacotécnica e Homeopatia e Farmacotécnica Homeopática.

• Homeopatia: O objetivo da linha de pesquisa é estudar os principais medicamentos homeopáticos utilizados na psiquiatria.

BIBLIOGRAFIA:

LACERDA, P. Manual Prático de Farmacotécnica Contemporânea em Homeopatia. 1 ed. São Paulo: Andrei, 2004.
FONTES, O.L. Farmácia Homeopática Teoria e Prática. 2 ed. São Paulo: Manole, 2005.
RANG, H.P; Dale, M.M. Editora Elsevier, 8a edição, 2016. Farmacologia Clínica. Fuchs, F.D. Wannmacher, L. Editora Guanabara Koogan, 4a edição, 2010.

Docente: Prof. Dr. Bruno Damião
E-mail: bruno.damiao@anchieta.br
Número de vagas: 1
Pré-requisito: Nota mínima igual a 7,0 em Anatomia, Fisiologia e Patologia.

• Neurociência: O objetivo da linha de pesquisa é melhorar a relação aprendizado e memória; atenção e memória, discutir principais transtornos psicológicos/psiquiátricos como TDAH, ansiedade e depressão.

BIBLIOGRAFIA:

Rotta, Newra T.; Bridi Filho, César A.; Bridi, Fabiane R. S. Neurologia e Aprendizagem – Abordagem Multidisciplinar. Porto Alegre. Artmed, 2016. (virtual) BOBATH, Karel. Uma base neurofisiológica para o tratamento da paralisia cerebral. 2. ed. São Paulo: Manole, 2007. 110 p.

FISIOTERAPIA

Desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionadas à utilização de recursos fisioterapêuticos no tratamento de disfunções osteomioarticulares. Objetivos: Verificar a eficácia dos diferentes recursos fisioterapêuticos (eletroterapia, terapia manual, cinesioterapia, dentre outros) na reabilitação das disfunções osteomioarticulares, bem como analisar os mecanismos de lesões ortopédicas.

Desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionadas à utilização de recursos fisioterapêuticos no tratamento de disfunções neuromotoras da infância e do adulto. Objetivos: Avaliar o perfil funcional, motor e sensorial de crianças e adultos com disfunções neuromotoras, bem como verificar a eficácia de diferentes recursos e métodos fisioterapêuticos na reabilitação dessas disfunções neuromotoras.

Desenvolvimento de pesquisas relacionadas à Saúde Coletiva, às Políticas Públicas de Saúde e ao Meio Ambiente. Objetivos: Realizar estudos que envolvam temas discutidos em Fisioterapia e que contemplem o universo das áreas de Saúde Coletiva e Políticas Públicas de Saúde, bem como propor estudos que façam a relação entre a Fisioterapia e impactos no meio ambiente.

– FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL ADULTO E DA CRIANÇA
– FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA
– FISIOTERAPIA HOSPITALAR E TERAPIA INTENSIVA
– FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA
– FISIOTERAPIA ESPORTIVA
– FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL
– FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM
– FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO
– ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA APLICADA A FISIOTERAPIA
– ACESSIBILIDADE E PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA
– MICROBIOLOGIA/ PARASITOLOGIA APLICADA A FISIOTERAPIA

GESTÃO AMBIENTAL

Estudos que envolvam os riscos e impactos ambientais relacionados às atividades potencialmente poluidoras ou que ofereçam algum tipo de risco tecnológico ou ambiental.

Trabalhos que envolvam a análise de técnicas e tecnologias de controle e monitoramento dos diversos tipos de poluição (atmosférica, hídrica, pedológica, etc.).

Pesquisas que analisem as principais técnicas de recuperação e remediação ambiental, de forma a promover a prevenção e minimização das consequências negativas dos impactos ambientais.

Trabalhos que analisem e desenvolvam projetos de educação ambiental como estratégia de conscientização e sensibilização para a importância da preservação ambiental.

Pesquisas que englobem a análise de sistemas de gestão e gerenciamento (ambiental, energético, resíduos sólidos, etc.) mantidos e desenvolvidos por instituições públicas e privadas.

GESTÃO COMERCIAL

Ementa: Pesquisa e projetos abordando áreas do conhecimento diretamente relacionadas à gestão comercial, a saber, novos serviços, novos processos e procedimentos de gestão do conhecimento na promoção da inovação tecnológica para os processos comerciais e empresariais.

Estudos, pesquisas e projetos em face de gestão comercial e empresarial, com o objetivo de aprofundar a compreensão crítica das mudanças do macro e micro ambiente e fundamentar a elaboração de propostas e ações mercadológicas capazes de contribuir para a transformação da realidade regional no contexto dos saberes.

Estudos, análise, diagnósticos e pesquisa, do empreendedorismo no Brasil, das competências e comportamentos empreendedores, da estrutura do plano de negócios, das características sob o enfoque das teorias comportamentais estudadas no Curso de Gestão Comercial.

Ementa: Pesquisa e projetos que caracterize a evolução histórica da administração mercadológica, do planejamento estratégico de marketing e vendas, da formação do profissional de vendas e as estratégias comportamentais da força de vendas.

GESTÃO COMERCIAL 4.0

Acolhe pesquisas que se fundamentam na interface entre tecnologias de comunicação e práticas de gestão e administração, focalizando os processos, fenômenos e técnicas que vêm sendo implantadas no comércio eletrônico. Da mesma forma, incorpora trabalhos focalizados na descrição e análise crítica dos processos de gestão, promoção e vendas no ambiente digital, seja em negócios nascidos no âmbito das tecnologias 4.0 ou 5.0, seja naqueles que migraram para esses novos ambientes. Por fim, incorpora trabalhos, a partir de diferentes métodos, que comparam a ação das empresas digitais, dos gestores e da ação da inteligência artificial aplicada ao comércio eletrônico de produtos e serviços.

Trata-se de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo os diversos campos da gestão, pautados pelo lastro teórico da Administração e da Economia, em suas interfaces com o estudo da Legislação, do Comportamento Organizacional e das Ciências Sociais. Debruça-se sobre os modos de criar, gerir e avaliar negócios, associados às evoluções tecnológicas, compreendidas como meios para a obtenção de resultados nos processos gerenciais e administrativos. Estuda a evolução das estratégias de negociação e inteligência empresarial, voltados a cenários cada vez mais diversos e que tenham o desenvolvimento sustentável como diretriz. Acolhe ainda pesquisas que estudem as relações de poder nas organizações e entre os agentes e atores do mercado capitalista.

GESTÃO DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO

Engloba, em perspectiva interdisciplinar, pesquisas relacionadas à influência das transformações digitais no campo das comunicações e dos negócios, com foco em empreendimentos inovadores em ambiente virtual. Discute, a partir de diferentes posições epistemológicas, os impactos sociais, comportamentais e mercadológicos do consumo de produtos e ideias em ambientais digitais e que alteram as relações humanas. Incorpora reflexões sobre fenômenos emergentes nos campos dos negócios e da comunicação, como são as novas formas de empreendimento e financiamento, o consumo digital, o metaverso, os dilemas entre o virtual e o real, as simulações, as realidades virtual e aumentada, a inteligência artificial, a gamificação das relações entre humano e máquina, entre outros.

Comunicação, Contemporaneidade e Implicações Socioculturais
Pesquisas que buscam agir em prol de uma formação profissional integral e baseada na ética e no comprometimento da academia com a comunidade, a partir de estudos acerca das contribuições da área da comunicação, em suas relações com a inovação e o design, que extrapolem as preocupações estritas com a geração de lucros e se debrucem sobre as implicações socioculturais das práticas, sobretudo as extensionistas, desta área.

Comunicação, Design e Inovação
Incorpora, de modo trans e interdisciplinar, as relações contemporâneas entre comunicação, design e inovação. Por meio de pesquisas resultantes de diferentes posições epistemológicas, com destaque para a intersecção entre teoria e prática, colabora com a produção de conhecimento científico em torno das questões éticas, estéticas e técnicas, que sustentam o fazer nos diversos campos da comunicação, do design e da inovação. Por meio do estudo das linguagens, dos métodos utilizados na criação de negócios, dos sentidos e das práticas comunitárias, contribui para reflexões sobre impactos na vida em sociedade e nas interações coletivas. Envolve, ainda, a emergência de temas que auxiliem na compreensão da contemporaneidade a partir da comunicação e do design, como campos que alteram e são alterados pelas inovações tecnológicas e relacionais.

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Empregabilidade, a linha de pesquisa escolhida pelo curso de Recursos Humanos, é um dos assuntos que merecem constante e persistente atenção. Programas de Treinamento e Desenvolvimento auxiliam a reduzir o nível de Desemprego. Pesquisar nível de desemprego e desenvolver projetos para formação e aperfeiçoamento de mão de obra pode ser, seguramente, uma alternativa para se alcançar a Empregabilidade.

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 4.0

Trata-se de uma abordagem que estuda a interface entre as práticas de Recursos Humanos e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), no sentido de compreender de que maneira as organizações, nos diversos setores da economia, incluem novas tecnologias para a gestão estratégica de pessoas. Da mesma forma, descreve e analisa criticamente como empresas que surgem e atuam exclusivamente no ambiente digital ou, então, promovem sua migração para o ciberespaço, realizam a gestão de Recursos Humanos, considerando desafios como o domínio técnico, a acessibilidade, a legislação, as redes sociais digitais, o metaverso, os processos de seleção, treinamento e formação continuada.

Trata-se de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo os diversos campos da gestão, pautados pelo lastro teórico da Administração e da Economia, em suas interfaces com o estudo da Legislação, do Comportamento Organizacional e das Ciências Sociais. Debruça-se sobre os modos de criar, gerir e avaliar negócios, associados às evoluções tecnológicas, compreendidas como meios para a obtenção de resultados nos processos gerenciais e administrativos. Estuda a evolução das estratégias de negociação e inteligência empresarial, voltados a cenários cada vez mais diversos e que tenham o desenvolvimento sustentável como diretriz. Acolhe ainda pesquisas que estudem as relações de poder nas organizações e entre os agentes e atores do mercado capitalista.

GESTÃO FINANCEIRA 4.0

<p align=”left”>Engloba pesquisas centradas na análise de métodos de criação de negócios em ambiente digital e sua gestão, com destaque para as formas de investimento e financiamento. Preocupa-se com a produção de conhecimento que possa subsidiar tomadas de decisão para a sustentabilidade e a expansão de negócios, a partir de interfaces entre diversas áreas das Ciências Sociais Aplicadas, como a Administração, o Direito e as Ciências Contábeis. Promove o levantamento de dados do mercado financeiro nos novos cenários, nas esferas on e off-line, comparando iniciativas por meio de critérios e métodos quantitativos e qualitativos. Estuda, ainda, os diferentes atores econômicos e agentes do mercado financeiro, como empresas de consultoria, planejamento, bancos, fintechs etc.</p>

Trata-se de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo os diversos campos da gestão, pautados pelo lastro teórico da Administração e da Economia, em suas interfaces com o estudo da Legislação, do Comportamento Organizacional e das Ciências Sociais. Debruça-se sobre os modos de criar, gerir e avaliar negócios, associados às evoluções tecnológicas, compreendidas como meios para a obtenção de resultados nos processos gerenciais e administrativos. Estuda a evolução das estratégias de negociação e inteligência empresarial, voltados a cenários cada vez mais diversos e que tenham o desenvolvimento sustentável como diretriz. Acolhe ainda pesquisas que estudem as relações de poder nas organizações e entre os agentes e atores do mercado capitalista.

LETRAS

Estudo das práticas discursivas e textuais, considerando os diferentes usos, suportes, relações, processos e mecanismos de funcionamento linguístico e discursivo, na constituição de efeitos de sentido.

Estudo dos modos de narrar no romance realista e no romance moderno. Este enfoque pode se abrir para as seguintes abordagens: literatura comparada (brasileira, francesa e inglesa), teorias sobre o foco narrativo, teorias sobre linguagem e subjetividade, estudos sobre os contextos sociais e culturais de produção da obra.

Estudo das práticas discursivas e textuais que envolvem o ensino de língua materna e estrangeira, considerando os diferentes usos, suportes, relações, processos e mecanismos de funcionamento linguístico e discursivo, na constituição de efeitos de sentido.

Os objetivos desta linha de pesquisa, ao estudar as poéticas que se extraem das análises de textos líricos, romanescos e teatrais, é o de entender as configurações e reconfigurações histórico-estético-sociais da interpretação da leitura literária: seja em uma vertente crítica que busque postular a si mesma como teoria do fazer literário; seja enquanto método de descrição e análise dos diversos modos de ler, da circulação do texto literário e da formação de seu público.

Dado o atual quadro do curso de Letras inserido no conjunto das licenciaturas, o Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Área de Letras busca pesquisar novas possibilidades e desenvolvimentos para a atuação da pessoa que se envolve em atividades vinculadas a uma formação em Letras, seja como pesquisas que visem a outras proposições para a docência, seja a outros meios de intervenção socioculturais. Seja a partir de pressupostos básicos da área da linguagem, seja dos que compõem os Estudos Literários e suas intersecções com as concepções de Cultura e de Arte, a pesquisa e os estudos, também, buscam averiguar a pertinência da inserção das Letras no novo campo das designadas indústrias criativas. No interior desta linha encontram-se os trabalhos do Grupo de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento da Área de Letras (GEDAL) cujos membros desenvolvem projetos individuais agrupados nos temas pertinentes à linha de pesquisa.

LOGÍSTICA

Esta linha de Pesquisa está ligada ao curso de Tecnologia em Logística com viés investigativo da área de SIG _ Sistema de Informações Gerenciais_ objetivando estudar os sistemas integrados de apoio à tomada de decisão como ferramenta essencial para implementar as melhorias necessárias nos processos de modernização da gestão das organizações. O SIG tem como finalidade principal ajudar as organizações a atingir as suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações regulares da empresa, de modo que se possa organizar, controlar, planejar mais eficaz e eficientemente. Em resumo, um SIG fornece informações úteis para obter um feedback para as operações empresariais, consolidando os dados históricos e operacionais da empresa dessa forma alimentando o processo de tomada de decisão, visando uma melhoria na sua estratégia gerencial e corporativa.

MARKETING

Análise de mercado e comportamento do consumidor, formulação de estratégias de marketing das organizações e gestão do marketing em suas diversas perspectivas (4p´s, relacionamento, varejo, serviços, endo marketing…)

MARKETING DIGITAL 4.0

Acolhe pesquisas que se fundamentam na interface entre tecnologias de comunicação e práticas de gestão e administração, focalizando os processos, fenômenos e técnicas que vêm sendo implantadas no comércio eletrônico. Da mesma forma, incorpora trabalhos focalizados na descrição e análise crítica dos processos de gestão, promoção e vendas no ambiente digital, seja em negócios nascidos no âmbito das tecnologias 4.0 ou 5.0, seja naqueles que migraram para esses novos ambientes. Por fim, incorpora trabalhos, a partir de diferentes métodos, que comparam a ação das empresas digitais, dos gestores e da ação da inteligência artificial aplicada ao comércio eletrônico de produtos e serviços.
* Esta linha incorpora ainda trabalhos produzidos no curso de Gestão Comercial.

Trata-se de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo os diversos campos da gestão, pautados pelo lastro teórico da Administração e da Economia, em suas interfaces com o estudo da Legislação, do Comportamento Organizacional e das Ciências Sociais. Debruça-se sobre os modos de criar, gerir e avaliar negócios, associados às evoluções tecnológicas, compreendidas como meios para a obtenção de resultados nos processos gerenciais e administrativos. Estuda a evolução das estratégias de negociação e inteligência empresarial, voltados a cenários cada vez mais diversos e que tenham o desenvolvimento sustentável como diretriz. Acolhe ainda pesquisas que estudem as relações de poder nas organizações e entre os agentes e atores do mercado capitalista.

MATERIAIS

Estudo e desenvolvimento de metodologias e dispositivos para análise, sensoriamento e diagnóstico de produtos e processos industriais de transformação de materiais.

NUTRIÇÃO

Esta linha visa à área da nutrição que envolve as diversas enfermidades (doenças) que acometem o ser humano, através da alimentação.

Esta linha concentra os aspectos social, cultural, religioso, econômicos e políticos relativos à alimentação e como estes podem influenciar nutrição humana.

Linha de pesquisa que visa à gestão das unidades de alimentação e nutrição.

Trabalhos que lidam com os alimentos e sua composição envolvendo a área de Tecnologia de alimentos, Bromatologia e Nutrição Experimental.

Trabalhos que envolvam Bioquímica e Fisiologia e enquadram-se nos seguintes temas:
1) Química de macromoléculas;
2) Bioenergética, metabolismo e sinalização celular em diferentes órgãos e tecidos.

PEDAGOGIA

Estudo de instituições escolares, abordado por diferentes categorias de análises básicas (espaço, tempo, currículo, modelo pedagógico, professores, manuais escolares, públicos e dimensões) que permite uma nova abordagem dos processos de formação e de evolução das instituições escolares.

PROCESSOS GERENCIAIS 4.0

Engloba, em perspectiva interdisciplinar, pesquisas relacionadas à influência das transformações digitais no campo das comunicações e dos negócios, com foco em empreendimentos inovadores em ambiente virtual. Discute, a partir de diferentes posições epistemológicas, os impactos sociais, comportamentais e mercadológicos do consumo de produtos e ideias em ambientais digitais e que alteram as relações humanas. Incorpora reflexões sobre fenômenos emergentes nos campos dos negócios e da comunicação, como as novas formas de empreendimento e financiamento, o consumo digital, o metaverso, os dilemas entre o virtual e o real, as simulações, as realidades virtual e aumentada, a inteligência artificial, a gamificação das relações entre humano e máquina, entre outros.
* Esta linha incorpora produções científicas do curso presencial de Gestão de Negócios e Inovação.

Trata-se de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo os diversos campos da gestão, pautados pelo lastro teórico da Administração e da Economia, em suas interfaces com o estudo da Legislação, do Comportamento Organizacional e das Ciências Sociais. Debruça-se sobre os modos de criar, gerir e avaliar negócios, associados às evoluções tecnológicas, compreendidas como meios para a obtenção de resultados nos processos gerenciais e administrativos. Estuda a evolução das estratégias de negociação e inteligência empresarial, voltados a cenários cada vez mais diversos e que tenham o desenvolvimento sustentável como diretriz. Acolhe ainda pesquisas que estudem as relações de poder nas organizações e entre os agentes e atores do mercado capitalista.

PROCESSOS QUÍMICOS

Pesquisas que analisem o desenvolvimento e aplicação de metodologias e tecnologias aplicadas na indústria, que seja de interesse industrial e ambiental.

PSICOLOGIA

O Desamparo aprendido tem sido considerado um modelo robusto para o estudo da psicopatologia Depressão. O modelo apresenta muitas características similares a psicopatologia no que tange as causas, desenvolvimento e tratamentos possíveis. Essas pesquisas tem o objetivo de investigar as variáveis que produzem o fenômeno do desamparo, refinar o procedimento de indução ao fenômeno e compreender a extensão do mesmo entre gêneros e questões biológicas. Tal investigação pode gerar ações preventivas, a longo prazo. Os estudos nessa área são tradicionalmente feito com animais entretanto, atualmente estamos desenvolvendo pesquisa com humanos.

A avaliação psicológica é uma das principais áreas de formação do psicólogo, pois seja qual for a sua área atuação o procedimento adotado partirá dos resultados da avaliação psicológica realizada. Atualmente, vem se tornando uma área de grande debate em decorrência da reestruturação pela qual tem passado, com a revisão dos testes, bem como com a criação de novos instrumentos e práticas. Um dos fatores que possibilita a reconstrução destes métodos é a compreensão de que a mesma não é isolada, integrando no seu âmago as diversas áreas de conhecimento, possibilitando, desta forma, a compreensão do individuo avaliado na sua multiplicidade. Há uma expansão nesta área não só em relação aos procedimentos, como também em relação aos estudos de fundamentação teórica. Esta linha de pesquisa pretende estudar a aplicação e a validação de procedimentos na construção do perfil psicológico dos indivíduos, bem como descrever o comportamento a partir da aplicação das técnicas e de procedimentos da avaliação psicológica em diferentes contextos.

<p align=”left”>Observa-se através dos relatórios de desempenho dos alunos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), um domínio precário de leitura compreensiva. Os teóricos da área da educação sustentam que a leitura compreensiva é uma competência básica sobre a qual se estabelecem muitas outras. O fraco desempenho em leitura compreensiva demonstra insuficiência de conhecimento linguístico (conhecimento da norma culta escrita), de conhecimento textual (estrutura de um texto) e de conhecimento de mundo (bagagem do aluno para atribuir “sentido” ao texto, envolve conhecimento interpessoal, pessoal e social). Dado que, o aluno egresso do Enem é o aluno que ingressa no ensino superior, e que o processo de transição do ensino médio ao superior proporciona aos estudantes constantes desafios pessoais, interpessoais e institucionais é necessário compreender como ocorre a adaptação desse aluno à nova demanda. Essa linha de pesquisa pretende identificar relações entre o comportamento do discente e as múltiplas contingências que vigoram no contexto do ensino superior. Pretende ainda caracterizar padrões comportamentais do estudante brasileiro do ensino superior e ainda planejar atividades e recursos que aprimorem o processo ensino-aprendizagem considerando o cenário atual e algumas demandas futuras.</p>

Estudo da cognição a partir de modelos teóricos emergentes no campo das ciências cognitivas, das estratégias clínicas atuais e da articulação das interpretações dos sujeitos sobre as situações vividas com suas crenças básicas.

Objetivo: investigações que visam o estudo da dinâmica inconsciente presente nas instituições e o estudo da constituição do sujeito e suas relações sociais. Enfoca-se o desenvolvimento de dispositivos teóricos fundamentados na psicanálise para o esclarecimento de temas e situações que perturbam as relações sociais e institucionais. Dentro desse objetivo privilegiam-se pesquisas teóricas que tenham como tema a teoria e técnica psicanalítica diante dos problemas deste campo de intersecção entre sujeito, instituição e sociedade, que por um lado apontam para o sofrimento psíquico derivados da constituição do sujeito em suas relações de pertencimento e relações com outrem, e por outro apontam para o funcionamento sintomático de instituições sociais que deixam de servir aos fins para os quais foram criadas, para servirem como ferramentas de opressão e violência a saúde psíquica dos indivíduos.

Os modelos animais tem contribuído decisivamente no desenvolvimento da terapêutica e na compreensão da etiologia das psicopatologias. É consenso na comunidade cientifica a característica multifatorial das psicopatologias assim como os múltiplos aspectos com que estas se apresentam. O objetivo desta linha é desenvolver e caracterizar os modelos experimentais em psicopatologia e contribuir para a compreensão desses fenômenos examinando-os à luz da analise experimental do comportamento e da abordagem bio-comportamental. O modelo que tem sido mais estudado é o CMS (chronic mild stress).

A literatura sobre Estilos Parentais aponta que a forma como os pais interagem e educam seus filhos pode levar à promoção de comportamentos apropriados ou que prejudicam a interação da criança com seu ambiente. Estilo Parental trata-se do conjunto das Práticas Educativas Parentais que levarão ao desenvolvimento de comportamentos prós sociais ou antissociais, podendo ser, portanto, positivo ou negativo. Sendo assim, a presente linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver trabalhos que investiguem variáveis relacionadas às Práticas Educativas Parentais que os pais adotam na educação de seus filhos.

Esta linha de pesquisa pretende identificar e estabelecer relações entre as contingências e os padrões comportamentais produzidos por essas. Nessa direção inserem-se os estudos que investigam quais as condições que favorecem/propiciam o desenvolvimento de psicopatologias descritas e classificadas no DSM – V. O DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico das Doenças Mentais) classifica as psicopatologias segundo a topografia, isto é, segundo critérios quanto à forma com que os transtornos se apresentam. Portanto, estudos que aprofundem ou identifiquem quais processos são subjacentes a geração dos Transtornos são frutíferos para a compreensão dos mesmos de uma forma mais abrangente. Essa linha de pesquisa poderá ser desenvolvida por estudos sistemáticos empíricos ou por analises de casos já descritos na literatura.

A literatura aponta para psicologia da saúde como o campo da psicologia que busca o entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento. O adoecimento se dá quando o sujeito, carregado de subjetividade, esbarra na natureza patológica, denominado doença, presente em seu próprio corpo, produzindo uma infinidade de aspectos psicológicos que podem se evidenciar no paciente, na família, ou na equipe de profissionais. A presente linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver trabalhos que investiguem e analisem variáveis relacionadas com o processo de adoecimento e suas relações e repercussões. É proposto o desenvolvimento de pesquisas e investigações sistemáticas e empíricas.

Esta linha envolve estudos e pesquisas que estejam voltados para a saúde em diferentes contextos e interfaces, incluindo situações de emergências e desastres, campo emergente na Psicologia e nas organizações e trabalho de modo geral como elementos presentes na vida cotidiana. Os estudos envolvem práticas de saúde e pesquisas teóricas, quali e quantitativas e estudos randomizados visando analisar a eficiência destas práticas na promoção de saúde. Assim, caracteriza boas práticas interventivas em Psicologia, Saúde, emergências e o trabalho.

Esta linha envolve pesquisas e práticas que visam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes principalmente com caráter preventivo de questões de saúde mental nos diferentes contextos sociais que demandem e envolvam este tipo de habilidade. Envolve ainda seu processo avaliativo que é uma tendência importante no Brasil visando o estabelecimento de políticas públicas neste sentido.

Esta linha envolve questões e investigações psicanalíticas dentro do contexto social, relacionando demandas pessoas e sociais dentro de um contexto Psicológico e associando estes conceitos com questões de saúde geral.

PUBLICIDADE PROPAGANDA

Esta linha de pesquisa tem como objetivo de estudo as inter-relações entre a Comunicação e Cidadania, abordando as suas múltiplas faces interativas na contemporaneidade, especialmente com a mídia, a educação, a mobilização social, a estética e a produção de sentidos dos bens simbólicos.

Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar a evolução do conceito de marketing, os tipos de mercado, segmentação, comportamento do consumidor, composto de marketing, estratégias mercadológicas e planejamento.

Estudar e analisar o panorama da propaganda no Brasil, os principais conceitos de publicidade e propaganda e sua terminologia técnica, as áreas de atuação do publicitário, os conceitos de anunciantes, agências, fornecedores e veículos de comunicação e a agência de propaganda como um todo.

Esta linha de pesquisa compreende propõem uma reflexão crítica sobre objetos e linguagens gerados por meios tecnológicos e artísticos gerando estudos para compreensão da vida social nos espaços de aglomeração das sociedades contemporâneas e suas estratégias de comunicação, bem como os estudos envolvendo temáticas correlacionadas de educação e arte e estudos relativos ao campo da didática da comunicação, que envolvem investigação dos problemas do ensino e da aprendizagem em comunicação, referenciados nos saberes da arte, da filosofia, da sociologia, da história das ciências, e da educação. Objetiva a investigação no campo da comunicação e das artes na perspectiva da comunicação e do design, implicando não só a abordagem teórico-prática, mas, o estudo da cultura na qual se integram, a verificação das formas e de seus métodos de aquisição e também do meio ambiente onde se instauram.

Design, Inovação e Sociedade: aborda reflexões teóricas e práticas, no campo da estética, da técnica e da ética na área do design e inovação, além de questões culturais, educacionais, sociais e de governança. Busca-se, sempre, promover e difundir conhecimento acadêmico e profissional, por meio de pesquisas, ensaios e experiências, que envolvam o design e seu amplo campo de estudos e influências na sociedade contemporânea.

Comunicação, Contemporaneidade e Implicações Socioculturais
Pesquisas que buscam agir em prol de uma formação profissional integral e baseada na ética e no comprometimento da academia com a comunidade, a partir de estudos acerca das contribuições da área da comunicação, em suas relações com a inovação e o design, que extrapolem as preocupações estritas com a geração de lucros e se debrucem sobre as implicações socioculturais das práticas, sobretudo as extensionistas, desta área.

Comunicação, Design e Inovação
Incorpora, de modo trans e interdisciplinar, as relações contemporâneas entre comunicação, design e inovação. Por meio de pesquisas resultantes de diferentes posições epistemológicas, com destaque para a intersecção entre teoria e prática, colabora com a produção de conhecimento científico em torno das questões éticas, estéticas e técnicas, que sustentam o fazer nos diversos campos da comunicação, do design e da inovação. Por meio do estudo das linguagens, dos métodos utilizados na criação de negócios, dos sentidos e das práticas comunitárias, contribui para reflexões sobre impactos na vida em sociedade e nas interações coletivas. Envolve, ainda, a emergência de temas que auxiliem na compreensão da contemporaneidade a partir da comunicação e do design, como campos que alteram e são alterados pelas inovações tecnológicas e relacionais.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

A abertura da linha de pesquisa e também do grupo de estudo tem o objetivo de abrir uma nova frente de estudos de assuntos relacionados à área de Tecnologia da Informação, mas que são poucos explorados no Brasil.

Desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados à aplicação da Tecnologia de Informação no âmbito educacional. Objetivos: avaliar a aplicação das ferramentas e tecnologias existentes em propostas diferenciadas de ensino, permitindo a obtenção de benefícios como aprendizagem mais efetiva, melhoria na comunicação professor-aluno, inclusão digital, melhoria da empregabilidade e outros.

Desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados à aplicação da Tecnologia da Informação no âmbito corporativo. Objetivo: avaliar a aplicação de ferramentas e tecnologias existentes na gestão corporativa e controle de processos de negócios, incluindo sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), SCM (Supply Chain Management), CRM (Customer Relationship Management) e aplicações de BI (Business Intelligence).

TERAPIA OCUPACIONAL

Contribuir para a produção de conhecimento do núcleo da terapia ocupacional no campo da saúde coletiva aprimorando o conhecimento sobre as atividades humanas nos processos de produção de saúde.

Esta linha de pesquisa aborda estudos sobre a epistemologia da Atividade Humana na Terapia Ocupacional. Visa a produção de conhecimentos considerando a fundamentação histórica e a análise das atividades na vida cotidiana. Identifica e desenvolve os aspectos ocupacionais e tecnológicos das atividades para a prática da Terapia Ocupacional nos campos da saúde, educação, promoção social.

Especialize-se com a UniAnchieta

Precisa de ajuda?