pesquisa-de-alunos-de-engenharia-ambiental-e-sanitaria-e-premiada-em-evento-de-ic

Pesquisa de alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária é premiada em evento de Iniciação Científica

O X Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do UniAnchieta foi realizado no final de outubro passado. Isabela Cristina Alves Goulart e Valéria Aparecida Fernandes, estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária, tiveram seu trabalho premiado.

No último dia 28 de outubro, foi realizado o X Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do Centro Universitário Padre Anchieta, que contou com as apresentações dos projetos de pesquisa desenvolvidos entre 2016 e 2017.

O evento teve a participação da professora doutora Mary Ann Foglio, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNICAMP, como avaliadora externa do CNPq. Os melhores trabalhos foram premiados em três categorias (PIBIC/CNPq, BIC e VIC); em uma delas, a pesquisa premiada foi a de Isabela Cristina Alves Goulart e Valéria Aparecida Fernandes, estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária. O trabalho foi realizado sob a orientação do professor doutor André Luiz da Conceição.
Para a realização da pesquisa, intitulada Análise da viabilidade socioeconômica e ambiental de aquecedor solar de baixo custo e de biodigestor caseiro no município de Jundiaí-SP, foi estabelecida parceria com uma instituição de educação básica de Jundiaí (Colégio São Vicente de Paulo – unidade 2), onde todo o trabalho foi desenvolvido, incluindo a realização de uma atividade didático-pedagógica com os alunos da escola. Para o professor André, orientador da pesquisa, a premiação recebida reflete o potencial do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UniAnchieta em formar profissionais competentes (ensino), desenvolver projetos de qualidade (pesquisa) e proporcionar benefícios à comunidade externa (extensão).
Isabela Goulart, estudante do décimo período do curso, afirma que a experiência de realizar uma pesquisa de iniciação científica foi muito gratificante, visto que foi a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação. Valéria Fernandes, estudante do oitavo período do curso que atuou como colaboradora na realização da pesquisa, destaca o fato de a iniciação científica ter contribuído muito para o seu aprendizado não apenas acadêmico, mas também profissional.
Sobre o prêmio recebido, as estudantes ressaltam a sensação de dever cumprido e de reconhecimento do esforço empenhado em um ano de trabalho, servindo, inclusive, como motivador para a continuidade da vida acadêmica e profissional.

DEIXE UM COMENTÁRIO

*

*