procurando-inspiracao1

Procurando inspiração?

Existem diversas fontes que você pode consultar, tanto para conhecer mais sobre o cotidiano de um profissional que atua com Enfermagem, quanto para manter-se atualizado. Vamos citar abaixo algumas delas, para que você já chegue preparado à sala de aula.
Todavia, é muito importante entender que os estudos e a atualização devem ser constantes.
Confira.

FILMES
Os intocáveis
– baseado em fatos reais, o filme francês Os intocáveis retrata a história de Philipe, um homem rico que sofre um acidente e fica tetraplégico. Ele precisa de cuidados especiais e contrata o auxiliar de enfermagem Driss, um jovem bem-humorado e de origem humilde. A produção mostra alguns cuidados com deficientes físicos, mas também a humanização no tratamento e a confiança estabelecida entre o cuidador e o paciente.

Ted Talk – após 5 anos entrevistando e filmando enfermeiros, a americana produziu um documentário em homenagem a esses profissionais. Nesse Ted, ela mostra fotografias e trechos de seu filme e conta um pouco das histórias do entrevistado. Em sua palestra, ela mostra como uma enfermeira impactou sua vida durante um tratamento contra o câncer e compartilha com o público sua enorme gratidão. Para ela, os enfermeiros são verdadeiros heróis.

SÉRIES
Call the Midwife
– inspirada no diário de uma enfermeira nos anos 1950. Elas moram juntas e trabalham como parteiras para mulheres pobres e geralmente em condições precárias de moradia e saúde. A cada episódio uma família diferente precisa de atendimento, de forma que o espectador acompanhe a atuação profissional das enfermeiras e também suas vidas privadas.

LIVRO
Ana Néri, a Brasileira que venceu a Guerra – a baiana Ana Néri é a primeira mulher enfermeira do Brasil.
No ano de 1835, ela aprendeu com freiras conceitos e práticas de enfermagem, com o objetivo de atuar como voluntária na Guerra do Paraguai. Com condições precárias de trabalho e uma grande quantidade de pacientes, Ana Néri se dedicou e ao fim da guerra foi considerada uma heroína. Escrito por José Louzeiro, o livro é fruto de um intenso trabalho de pesquisa sobre ela.

DEIXE UM COMENTÁRIO

*

*